Vida e Saúde: tecnologia reduz desperdício de água na irrigação

irrigacaoEnquanto várias localidades do país, inclusive em Minas Gerais, enfrentam o racionamento de água, devido à longa estiagem, um programa implantado na bacia hidrográfica do Rio Doce obtém excelentes resultados na redução do desperdício onde ele é mais significativo: na agricultura. O Programa de Incentivo ao Uso Racional da Água na Agricultura faz parte do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (PIRH-Doce) e foi idealizado para diminuir o impacto das demandas de irrigação sobre as vazões dos rios, sobretudo onde o balanço hídrico já é considerado desfavorável.

O Programa, deliberado pelos Comitês da Bacia Hidrográfica do Rio Doce e implantado pelo IBIO AGB-Doce (entidade equiparada e delegatária de funções de Agência de Água da bacia hidrográfica do Rio Doce), alia à irrigação tecnologias modernas e processos de conservação da água, sem danos à produção agrícola e ainda com redução de custos. O principal produto, aliado contra o racionamento, é o Irrigâmetro, desenvolvido pela Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE), empresa vinculada à Universidade Federal de Viçosa (UFV). Constituído de um evaporímetro e um pluviômetro, o aparelho determina com precisão a necessidade de irrigação e a quantidade de água ideal a cada lavoura. Sua inovação consiste na fácil utilização, uma vez que não requer operações matemáticas, como outros dispositivos com a mesma função.

“O método é essencialmente visual. O agricultor não precisa fazer contas para saber quando precisa irrigar. Basta olhar a régua que mede o volume pluviométrico. Foram seis anos de pesquisa e 14 protótipos desenvolvidos para chegarmos a um produto que facilitasse o trabalho do produtor rural”, explicou um dos idealizadores do aparelho e professor da UFV, Márcio Mota Ramos.

Sem custos para o produtor

Somente em 2013 foram instalados 80 Irrigâmetros, sem qualquer ônus para os produtores, sendo atendidas 40 propriedades na bacia do Rio Guandu (ES) e 40 na bacia do Rio Caratinga (MG), conforme indicação dos respectivos Comitês de Bacia. Os recursos investidos são provenientes da cobrança pelo uso da água na macrobacia do Rio Doce, prevista nas Políticas Estadual e Nacional de Recursos Hídricos, como instrumento para a preservação e recuperação das bacias hidrográficas.

Até 2015, 240 propriedades rurais deverão receber a nova tecnologia. Este ano, serão contempladas 40 na bacia do Rio Manhuaçu (MG) e 40 na bacia do Rio Santa Maria do Doce (ES) e no próximo, 40 na bacia do Rio Suaçuí (MG) e 40 na bacia do Rio São José (ES). O Programa de Incentivo ao Uso Racional da Água na Agricultura inclui, ainda, estudos e diagnósticos sobre captação e condução da água, sistemas de irrigação e potencial de poluição por insumos agrícolas, entre outras ações.

Também são realizados nas propriedades “Dias de Campo”, para apresentação do aparelho à comunidade e treinamento sobre sua utilização. Os produtores recebem, ainda, visitas de técnicos para o acompanhamento do manejo da irrigação.

Desperdício de água

Mesmo concentrando cerca de 12% de toda a água doce do planeta, em seus rios, lagos e reservatórios subterrâneos, o Brasil enfrenta, hoje, um sério problema de abastecimento. Em cidades mineiras como Juiz de Fora, Viçosa e a estância hidromineral Cambuquira, o racionamento já é uma realidade. O que não deixa de ser uma contradição, levando-se em conta que, segundo dados divulgados, em 2013, pelo Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento, o país desperdiça 38,8% de sua água tratada, antes mesmo que chegue aos consumidores, devido à perdas na distribuição.

Para evitar o desperdício

Faça o teste do hidrômetro. Feche todas as torneiras da casa e verifique o relógio. Se ele continuar se movimentando, é porque há vazamento. Providencie o conserto o mais rápido possível.

Mantenha a válvula do vaso sanitário em perfeitas condições e evite que seja acionada desnecessariamente.

Coloque no copo apenas a quantidade de água que vai beber.

Use a capacidade máxima da máquina de lavar roupas e reutilize a água que sai dela para lavar quintais e calçadas.

Evite banhos demorados e desligue o chuveiro, ao se ensaboar.

Prefira os baldes à mangueira para lavar o carro.

Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba.

Antes de lavar a louça, remova restos de comida dos pratos e panelas e ensaboe, abrindo a torneira somente para enxaguar.

Opte por varrer as calçadas, evitando utilizar mangueiras para lavá-las.

Para molhar plantas e jardins, utilize o regador em vez de mangueira e opte por fazê-lo no início da manhã ou ao entardecer, para que a água não evapore com rapidez.

Lígia Chagas – Prefácio Comunicação

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *