Ações marcam o Dia Municipal de Luta da População em Situação de Rua

Foto: Secom/Manhuaçu

A Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social de Manhuaçu realizou na manhã desta sexta-feira (19/08) uma ação social em prol da população de rua do município. O ato é alusivo ao Dia Municipal de Luta da População em Situação de Rua, instituído pela Lei nº 4.239 de 10 de maio de 2022, sancionado pela Prefeita Imaculada.

A ação contou com a participação de diversos setores de assistência da Prefeitura e com o apoio da Câmara Municipal de Manhuaçu, com a presença dos vereadores Alan do Alaor, Mariley e Rodrigo Administrador. “Em parceria com a Secretaria de Saúde, através da equipe do NASF, da Atenção Primária à Saúde e do CAPS AD, também Creas e Cras, com atendimentos técnicos e apoio do Poder Legislativo, foram realizadas abordagens nos principais pontos de concentração da população de rua no nosso município, como Terminal Rodoviário, bairro Coqueiro, Praça Cordovil Pinto coelho e Praça do Hospital César Leite”, explica Amadeu Brandão, coordenador do Creas.

Ele também fala dos serviços que foram oferecidos às pessoas que foram abordadas. “Foram ofertados atendimento de saúde bucal, aferição de pressão e outros atendimentos em saúde. Também foi feita panfletagem a população em geral e um atendimento técnico do Cras e do Creas. Ao final de cada atendimento, foi servido também um lanche para a população de rua. Foram atendidos em média 15 a 20 pessoas, que são casos fixos do nosso município e demais pessoas em situação de rua, conhecidos como migrantes ou população flutuante”.

Para Eleni de Jesus, Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, é necessário ter um olhar atento a esta população, o que a administração “Trabalhar para bem servir” tem feito. “Muitos podem pensar que não está se fazendo nada com relação a estas pessoas, mas estamos atentos e realizando o nosso trabalho. Temos uma equipe de abordagem a estas pessoas, que orienta e conduz estas pessoas para o atendimento do Creas, no Albergue Municipal, que está com instalações novas, e em outros serviços do município. Temos o cadastro destas pessoas e acompanhamos de perto cada uma”.

Serviços

A Prefeitura de Manhuaçu tem dois serviços disponíveis para esta população, o Albergue Municipal Padre Ivo Urbano Moreira e o Serviço Municipal de Abordagem a Pessoas em Situação de Rua, do Creas de Manhuaçu.

A data

Hoje, 19 de agosto, é o Dia Municipal de Luta da População em Situação de Rua, instituído pela Lei nº 4.239 de 10 de maio de 2022. O dia também é comemorado a nível nacional, em memória ao acontecimento conhecido como “Massacre da Sé”, em 2004, no qual sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, capital paulista. Tal fato desencadeou o início da mobilização de grupos da população em situação de rua para construir o Movimento Nacional da População de Rua, em uma contínua luta pela garantia de direitos.

Se você quer ajudar alguma pessoa em situação de rua, procure o Creas!

Creas Manhuaçu
Rua Reverendo Antônio Godoy, nº 38, ao lado da 1ª Igreja Presbiteriana, Centro
Atendimento segunda a sexta-feira, das 07h30 às 17 horas
Telefone 33 3332 3264

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *