Manhuaçu: Candidatos a conselheiros tutelares são capacitados

conselho-tutelar-capacitacaoOs candidatos a Conselheiros Tutelares de Manhuaçu participaram na terça-feira, 15/09, de mais um módulo de capacitação visando esclarecer as funções relacionadas ao cargo. Esta foi a terceira etapa de capacitação promovida desde o início dos preparativos para a eleição, há quase um ano.

O Presidente do Conselho dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, Wagner Alves Caldeira, destacou que as capacitações têm por objetivo repassar aos candidatos o mínimo de informações do que é a função de um conselheiro tutelar. “Convidamos alguns atores da rede sócio-assistencial que acompanham a rede para passar um pouco das especificidades do cargo no órgão que representam para que aquele candidato a conselheiro tenha essas informações” – destacou.

Antes das eleições, marcadas para o dia quatro de outubro, está prevista a realização de um quarto bloco de capacitação para os candidatos, no dia 29 de setembro, uma terça-feira, no salão centenário, da Paróquia de São Lourenço, às seis da tarde. Representantes do Ministério Público e do Poder Judiciário foram convidados para falar sobre as atribuições do cargo. “Após o dia quatro de outubro e até janeiro, será promovido treinamento específico com eleitos, sobre o dia a dia do conselheiro tutelar para que eles possam ficar familiarizados com o cargo” – completou Wagner.

Eleições unificadas

A eleição para conselheiros tutelares este ano, pela primeira vez será unificada, ocorrendo no dia quatro de outubro, um domingo, em todo o país. Em Manhuaçu serão dois os locais de votação. Na Escola Estadual Monsenhor Gonzalez, no centro da cidade e na Escola Estadual Eloy Werner, em Realeza. São cinco vagas em aberto e 14 candidatos na disputa, incluindo dois atuais conselheiros. “Podemos ter uma renovação de 60 a 100 por cento do atual conselho e todos os candidatos concorrem em igualdade de condições” – destacou Wagner Caldeira. A posse dos conselheiros também vai ocorrer de forma unificada em todo o país, no dia 10 de janeiro de 2016. O mandato dos novos conselheiros termina em 09 de janeiro de 2020.

No início do processo eleitoral foram inscritos 40 candidatos. Dos quais 31 prestaram prova. Dezoito foram aprovados na primeira etapa, sobrando 14, que agora vão para a eleição. Wagner Caldeira, que já exerceu o cargo de conselheiro tutelar por dois mandatos, lembrou que esta é uma função de grande relevância. “É uma função que vale a pena, que se houver dedicação, se tiver amor, vai ter grande satisfação em desempenhá-la” – completou.

Oficinas para crianças

A Assistente social e coordenadora do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, Karine Mansur, participou da capacitação dos conselheiros. Segundo ela, é muito importante os candidatos a conselheiros conhecerem a rede e os órgãos nos quais eles vão trabalhar e fazer parte. “Eu achei muito válida essa proposta do presidente do conselho da criança e do adolescente, de capacitar porque a gente vê que eles têm poucos conhecimentos da área, são muitas siglas, então é importante para conhecer e distinguir o que é cada órgão, então eu acho isso muito importante” – destacou.

O Centro de Referência da Assistência Social atende com três equipes em vários bairros, articulando uma rede com o NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, ESF – Estratégia de Saúde da Família, o Conselho Tutelar e, às vezes o CREAS –Centro de Referência Especializada de Assistência Social. “Além da equipe reestruturada a gente tem o apoio também da equipe do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos” – afirmou Karine.

Entre as atividades para menores em situação de risco inscritos no CadÚnico ou encaminhados pela rede estão os atendimentos pelos 11 oficineiros em diversos bairros. “A gente tem um número de participantes hoje muito bom com todas as oficinas lotadas. Novos nomes surgem e são encaixados na medida em que abrem vagas” – pontuou Karine. São em média nas oficinas, 1.500 crianças atendidas e o trabalho se estende à família, porque o objetivo é o fortalecimento de vínculos.

A equipe que atua na rede conta no PAIF – Proteção e Atendimento Integral à Família, com um psicólogo e um assistente social dando apoio a equipe de fortalecimento de vínculo e à equipe específica do serviço, formada por um pedagogo, dois orientadores e dois facilitadores sociais, além dos 11 oficineiros.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *