Caratinga: Justiça declara caratinguense filha de José Alencar, ex vice-presidente

rosemaryealencarA 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) reconheceu Rosemary de Moraes, de 58 anos, como filha do ex-vice presidente, José Alencar,  falecido em 2011.  A ação corre em segredo de Justiça, mas segundo Rosemary a recusa de Alencar em fazer o exame de DNA permitiu à Justiça presumir a paternidade com base em outras provas, como depoimentos de testemunhas.

Rosemary recebeu a equipe de jornalismo do Super Canal na tarde da quinta-feira, 06/03, em sua residência, em Caratinga. Ela comentou sobre a decisão do recente julgamento do processo, ocorrida em 27 de fevereiro. “Nem sei lhe dizer se recebi com alegria ou tristeza a notícia da decisão. Gostaria de ter resolvido isso com ele em vida. Sinto que fui renegada por ele, o sentimento é também de frustração”, desabafou.

Para a filha do saudoso político, a batalha traçada na justiça se tornou uma questão de honra, “mostrar para eles que eu nunca quis esta fortuna que eles dizem que eu tenho direito. O meu objetivo sempre foi o de esclarecer este problema de paternidade. Não me deram chance. Agora seja feita a vontade da Justiça”, comentou.

São mais de 10 anos em busca deste reconhecimento. A decisão confirma a determinação de primeira instância, proferida em 2010, pela comarca de Caratinga. A ação corre em segredo de Justiça, mas segundo Rosemary a recusa de Alencar em fazer o exame de DNA permitiu à Justiça presumir a paternidade com base em outras provas, como depoimentos de testemunhas.

A filha do saudoso político lembra que sua mãe, a enfermeira Francisca Nicolina de Moraes contou sobre o relacionamento que teria tido com  Alencar nos anos 50, durante visitas a Caratinga. Uma revelação que mudou a vida da caratinguense. À imprensa e à justiça Alencar negou ser o pai de Rosemary. Ela conta que foram várias as tentativas de se aproximar do pai, mas em vão. Na primeira vez que ela conseguiu se aproximar dele pediu desculpas por estar chorando e revelou que era a sua filha, mas em meio a encontros políticos na cidade ele disse que resolveria a questão, o que não aconteceu. “Eu queria ter tido cinco minutinhos com ele. Acho que me conhecendo ele ia gostar de ser o meu pai”.

A batalha judicial se arrasta. Advogados da família do ex-vice presidente declararam à imprensa que não há provas sobre a paternidade e que vão recorrer no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O recurso será apresentado assim que a íntegra da decisão for publicada no Diário Oficial do Judiciário.

Em meio a este processo jurídico, Rosemary pode manter a paternidade reconhecida e tem a possibilidade de participar da partilha da herança de  Alencar, avaliada em bilhões.  Mas o futuro, somente a Justiça poderá decidir.

Informações: www.portal.tvsupercanal.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *