Manhuaçu: Vilanova se une no combate ao Aedes. Cerca de 1400 casos suspeitos no município

O Governo de Manhuaçu, por meio da Coordenação de Vigilância Ambiental, mobiliza neste fim de semana o Distrito de Vilanova contra a proliferação do mosquito Aedes. Atores dos mais diversos segmentos sociais estarão juntos em uma série de ações nesta sexta-feira, 1º de abril, e sábado, 02, com o objetivo de despertar a população para a necessidade de conter a epidemia do mosquito transmissor da dengue, chicungunya e zika.

Conforme relata a coordenadora da Vigilância, Emilce Estanislau, a ação tem início nesta sexta, quando alunos da Escola Municipal de Vilanova sairão às ruas, visitando casas com orientações sobre o combate ao mosquito e conclamando a população para os trabalhos da manhã de sábado. “A população está sendo incentivada a recolher materiais recicláveis, que acumulem água ou não, para fazer a troca voluntária no projeto Conta Cidadã, da Energisa, que é nossa parceira nesse projeto e vai estar presente no sábado em Vilanova. Em troca, a empresa dará descontos na conta de luz” – explica Estanislau. “Além disso, ainda teremos apresentação de teatro para as crianças, passeatas e outras mobilizações que a comunidade está preparando” – prossegue a coordenadora ao ressaltar que os trabalhos do sábado terão início às 8h e prosseguem enquanto houver demanda.

Na última semana, a equipe da Vigilância Ambiental realizou bloqueio com inseticida em todo o distrito. A intenção com a mobilização é a de conclamar os moradores a darem continuidade ao trabalho com limpeza constante nas residências. Estão juntos com a Vigilância na ação, além da Energisa, as secretarias de Educação e Saúde, vereadores representantes da região, dentre outros.

Situação ainda preocupa

A situação da epidemia do Aedes no município neste ano de 2016, segundo dados da Vigilância, ainda é preocupante. Até o momento são 1.384 casos notificados, sendo 572 positivos, 420 negativos e outros que ainda estão sendo investigados. “E todo dia chegam volumes significativos de suspeitas, onde a gente vai a campo investigar, saber se realmente procede, se tem vínculo com a doença e precisa de um atendimento mais pontual” – diz Emilce Estanislau. “O volume continua significativo, as notificações diminuíram pouco, principalmente aqui dentro da cidade” – lamenta a coordenadora. O Geicaedes – Grupo Executivo para Intensificação do Combate ao Aedes Aegypti, criado após decreto de emergência do Prefeito Nailton Heringer, continua atuando ao lado de parceiros, no intuito de combater e mobilizar no intuito de conter essa epidemia no município.

 Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *