Manhuaçu: Vereadores discutem sobre Aedes aegypti e estradas em Palmeiras

As doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti como a Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus e problemas enfrentados por moradores do Distrito de Palmeiras relacionados as condições das estradas, foram citados na reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Manhuaçu, na noite desta quinta-feira, 04 02, sob a presidência de Paulo César Altino. Além destes assuntos, os parlamentares deram ciência a dois projetos de lei, aprovaram indicações, moções e requerimentos.

O encontro teve início com a explicação da Coordenadora da Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau, que falou sobre a atual situação do município em relação ao mosquito Aedes aegypti. “Pude prestar esclarecimento de todas as ações que vem sendo executadas não só agora, mas desde o ano anterior. Falamos sobre as ações de mobilização e de combate que tem sido feitas e o motivo pelo qual solicitamos ao Executivo o decreto de emergência que nada mais é que agilizar algumas ações como contratações, compra de material e de certa forma acordar a população para os cuidados que devem ser tomados”, salientou.

Emilce também apresentou os números sobre a Dengue. “Em 2014 tivemos um número tranquilo, em 2015 o número aumentou um pouco em que tivemos 273 casos notificados e menos de 100 positivos e já no início de 2016 já estamos com quase 200 casos suspeitos e 11 confirmados”, citou.

Após os esclarecimentos da Coordenadora da Vigilância Ambiental, os moradores do Distrito de Palmeiras, Ismar Arruda e Alair falaram no plenário a situação das estradas no distrito e da estrada que dá acesso à Manhuaçu. Eles afirmaram que a as condições são precárias e pediram ajuda dos vereadores a fim de mobilizar a prefeitura a realizar as obras.

O vereador Paulo Altino, que atuou como presidente devido a ausência justificada do atual Presidente Jorge do Ibéria, considerou o encontro positivo. “Foi uma reunião muita satisfatória. Em relação as doenças transmitidas pelo mosquito, a explicação da Emilce foi importantíssima para nós e para a população tomar conhecimento de como está a situação. Debatemos a ideia do mutirão de limpeza por meio de funcionários da administração municipal e divulgar o tema ainda mais nas escolas, pois a crianças irão nos ajudar bastante”, ressaltou.

Sobre as reclamações envolvendo o Distrito de Palmeiras, Paulo Altino colocou o Legislativo a disposição dos moradores. “O Legislativo está fazendo a parte dele indicando os problemas, mas cabe a prefeitura executar. Em relação aos problemas de Palmeiras, os moradores estão necessitando muito, principalmente do calçamento e asfaltamento das ruas, além da melhoria da condição da estrada que dá acesso a Manhuaçu”, pontuou.

REQUERIMENTOS

Aponísia dos Reis

Requer do Secretário de Esportes informações sobre o planejamento de atividades de esporte e lazer a serem realizadas no Distrito de Santo Amaro de Minas no ano de 2016.

Requer do Secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social informações sobre o planejamento de ações e programas sociais destinados a combater as drogas, pedofilia, violência contra mulher entre outros, a serem realizados no Distrito de Santo Amaro de Minas no ano de 2016. Como também, requer informações sobre a retirada da Assistente Social que atendia no ano passado, deixando os moradores desassistidos dessa profissional.

Eli de Abreu Gomes

Requer encaminhamento de ofício à Secretária Municipal de Educação solicitando relação dos Conselheiros do Conselho Municipal de Educação constando o nome e entidade que representam.

MOÇÕES

Jânio Garcia Mendes, Eli de Abreu Gomes, Fernando Lacerda, Francisco Dutra

Pelo falecimento do Sr. José Fialho Sobrinho em 30/01/16.

Francisco de Assis Dutra

Pelo falecimento do Sr. Leonel Lopes da Silva, em 29/01/16.

Francisco Coelho de Oliveira e Aponísia dos Reis

Pelo falecimento do Sr. Leonel Lopes da Silva, em 31/01/16.

INDICAÇÕES

Hélio Ferreira

Reivindica o cascalhamento da estrada do Córrego São Luís, em Vila Formosa.

Solicita o cascalhamento da estrada do Córrego São Sebastião, em direção a Manhuaçuzinho.

Indica o cascalhamento da estrada do Córrego Dona Joana, Bairro Ponte da Aldeia.

Maurício de Oliveira Júnior

Reivindica a colocação de sinalização e limpeza do ponto de ônibus da BR-262, próximo à Engelcar.

Gílson César da Costa

Indica a colocação de calçamento na Rua José Teixeira de Souza, Distrito de Vilanova.

Solicita a colocação de calçamento na Rua Geraldo Falaustro, Distrito de Vilanova.

Reivindica a colocação de calçamento na Rua dos Pinheiro, conhecida como Rua Narcisa, Distrito de Vilanova.

Francisco Coelho de Oliveira

Reivindica calçamento ou asfaltamento na Rua Ana Amélia de Souza, Bairro Nossa Senhora Aparecida, Distrito de Dom Corrêa.

Solicita calçamento ou asfaltamento na Rua Jerônimo Barbosa Ferreira, Bairro Nossa Senhora Aparecida, Distrito de Dom Corrêa.

Indica calçamento ou asfaltamento na Rua Wandeir Fragoso de Matos, Bairro Nossa Senhora Aparecida, Distrito de Dom Corrêa.

Francisco de Assis Dutra

Indica a colocação de iluminação pública na escadaria da Rua Cruzeiro, Bairro Santa Cruz, Distrito de São Pedro do Avaí.

Reivindica calçamento e infraestrutura da Rua Santa Izabel, Bairro Santa Cruz, Distrito de São Pedro do Avaí.

Indica calçamento e infraestrutura na Rua Geraldo Euzébio, Bairro Ana Gomes, Distrito de São Pedro do Avaí.

Jânio Garcia Mendes

Solicita a implantação de uma praça de lazer com academia ao ar livre no Distrito de Realeza.

Indica melhorias visuais como plantio de flores, árvores e equipamentos adequados destinados à jardinagem no canteiro das BRs 116 e 262, entre a propriedade do Sr. José Fialho até o trevo do posto Barrigão, em Realeza.

Solicita ao Prefeito juntamente com a Secretaria de Obras para que seja trocado o calçamento das ruas que possuem paralelepípedos por bloquetes sextavados, por possuírem maior resistência para suportar trafego de carretas pesadas, no Distrito de Realeza.

Aponísia dos Reis

Indica a colocação decalçamento com infraestrutura na Rua Jurandir Dornelas Sete, em Santo Amaro.

Reinvidica a instalação de ponto de ônibus em Bom Jesus, Santo Amaro.

Indica a construção de ponte de concreto armado no Córrego Boa Vista de Santo Amaro, próximo à E. M. Ivo Mendes.

Rogério Filgueiras Gomes

Solicita a revitalização com a coleta da rede de esgoto e construção de pista de cliclovia no ribeirão que liga a Avenida Melo Viana até o Bairro Matinha, sendo o projeto aprovado por um arquiteto e um paisagista.

Indica a contratação de equipe técnica de engenharia de trânsito por parte do Prefeito de Manhuaçu, a fim de que seja realizados estudos no intuito de buscar alternativas para melhorar a circulação de veículos no Município.

Anízio Gonçalves de Souza

Indica a colocação de ponto de ônibus na BR-262, em frente à Distribuidora de Doces Ipiranga.

Reivindica a construção de trevo inteligente no Trevo da Zebu, a exemplo do que foi feito no Trevo do Cafeiculor.

Solicita operação tapa-buracos na Rua Engenheiro Renato Bitarães, Bairro Bela Vista.

João Gonçalves Linhares Júnior e Paulo César Altino

Indica operação tapa-buracos em toda a extensão da Rua Silas Pacheco, Bairro Colina.

João Gonçalves Linhares Júnior

Solicita a implantação de redes pluvial e de esgoto por toda extensão da Rua Nadir Mariano Estanislau, Bairro Bom Pastor.

Solicita a implantação de redes pluvial e de esgoto por toda extensão da Rua José Coelho Vasconcelos, Bairro Bom Pastor.

Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *