Manhuaçu: Conselho de Saúde promove última reunião do ano

cms1 cms2 cms3 cms4 cms5 cms6O Conselho Municipal de Saúde de Manhuaçu realizou sua última reunião do ano no auditório da Câmara de Vereadores, na quarta-feira, 16/12.

Na abertura o presidente do Conselho Nelson de Abreu, comunicou aos conselheiros presentes sobre a necessidade de se adequar o contrato do Hospital César Leite contemplando a residência médica. De acordo com a conselheira – Ana Lígia de Assis Garcia a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funcionando em instituições de saúde como hospitais-escola, os pós-graduandos realizam atividades profissionais remuneradas sob a orientação de médicos especialistas. Atualmente o HCL conta com 4 equipes.  Segundo Ana Lígia o Ministério da Saúde destinou R$ 96 milhões para custeio das ações da área de Média e Alta Complexidade (MAC) de 20 estados. O objetivo do reforço orçamentário é ampliar o atendimento prestado à população na rede pública e conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os centros de trauma são estabelecimentos de saúde integrantes da Linha de Cuidado ao Trauma da Rede de Atenção às Urgências e Emergências que desempenham o papel de referência especializada para atendimento aos pacientes vítimas de trauma. E o Hospital César Leite foi contemplado. A partir do mês de Janeiro o hospital estará com um novo neurocirurgião atendendo.

Relatório do 1º quadrimestre/2015

A Comissão de Avaliação do Quadrimestre formada pelos conselheiros: Vergílio Nascimento da Costa, Dilson Dias Dutra, Maria Cecília Carvalho Rebelo e Maria Imaculada Dutra Dornelas, verificaram o balancete analítico da despesa orçamentária do primeiro quadrimestre/2015 tendo concluído que: diante do exposto e da análise feita, constata-se que o Balancete Analítico da Despesa Orçamentária necessita de algumas correções e informações. Considerando a existência de algumas falhas apontadas no Balancete Analítico da Despesa Orçamentária do 1º Quadrimestre/2015, que necessitam de esclarecimentos, bem como a falta de informações que não nos foram enviadas conforme item “2.6.3”, onde a comissão entendeu que havia necessidade  de analisar melhor a situação, tentando buscar informações a respeito junto ao setor de processamento de contas, conforme solicitação feita ao Secretário Municipal de Saúde, sendo reiterado e solicitado mais uma vez informalmente, mas sem resposta. Motivo pelo qual deixaram de manifestar mais detalhadamente sobre todas as despesas realizadas com os exames de Ultrassonografia no período, o que será feito oportunamente. Após o recebimento das informações solicitadas, será formalizado ao Prefeito Municipal relatando o ocorrido, com reiteração do pedido. O relatório foi submetido ao plenário, sendo aprovado por unanimidade o parecer da Comissão. Em seguida a Comissão apresentou ao plenário relatório de Prestação de Contas das Ações e Atividades desenvolvidas na área de saúde – 1º Quadrimestre/2015. Existem algumas falhas apontadas que necessitam de esclarecimentos, bem como as sugestões e observações apresentadas pela Comissão. Foi decidido emitir parecer favorável no sentido que o relatório seja aprovado pelo plenário do Conselho Municipal de Saúde e encaminhado ao Prefeito Municipal para que sejam adotadas as medidas corretivas necessárias a respeito, em conformidade com art. 41 da Lei complementar nº141/2012.

Reclamações referentes à UPA

O conselheiro Jadir Nunes colocou sua insatisfação relativa ao atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Um paciente que sofreu acidente automobilístico seguido de roubo deu entrada na UPA e foi orientado que o mesmo deveria sair do atendimento e ir pagar seu exame em outro estabelecimento não conveniado para realização do procedimento. Segundo Jadir, o paciente foi atropelado duas vezes pelo Estado: uma pela falta de segurança pública e outra pela saúde.  O Secretário de Saúde, Dr. José Rafael explicou como é feito o exame solicitado, informando que o mesmo não é oferecido pelo SUS.

Outro relato segundo Jadir foi que deu entrada com sua mãe por volta das 06h00 na UPA e o médico de plantão estava dormindo, quando veio atendê-la nem chegou perto. De longe mesmo só olhou e retornou para sala indo dormir novamente. A enfermagem que se preocupou e tomou algumas providências. Na troca de plantão o outro plantonista deu toda assistência devida.

Jadir solicitou ainda que seja encaminhado ao SAAE ofício solicitando tampar um reservatório de água no bairro Boa Esperança em São Pedro em São Pedro Avaí.

A conselheira Zandra – representante do Bairro Lajinha colocou a situação da falta de geladeira a meses, prejudicando os pacientes que tomam insulina, e com isso o grupo insulino-dependente não está funcionando e vacinas para crianças não tem o local adequado. Foram feitos vários pedidos de solução para o problema, mas até o momento sem nenhuma resposta. Zandra também pediu uma maior ação da Vigilância Sanitária referente aos lotes vagos e sujos que se encontram no bairro. Apesar das reclamações nada foi resolvido.

O conselheiro Altamiro – representante de Sacramento, solicitou que a Vigilância Ambiental organize ações educativas relacionadas à Dengue no Distrito, pois no local existem cisternas destampadas.

A conselheira Maria Imaculada Dutra questionou mais uma vez  a questão do não funcionamento do Ultrasson, prejudicando a população usuária. O presidente do Conselho informou que a responsabilidade é da Administração que deixa os contratos vencer para somente depois encaminhar para análise do Conselho. Segundo Nelson de Abreu estão sendo organizadas normas para o os serviços voltem a ser prestados.

A reunião foi encerrada com um jantar de confraternização.

Informações Conselho Municipal de Saúde de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *