Manhuaçu: Dirigentes da OAB, CAA/MG e OAB/MG visitam presídio

oab-presidioNa tarde da última sexta-feira, 25/09, o presidente da NOVA CAA, Sérgio Murilo Diniz Braga e o vice-presidente da OAB/MG, Eliseu Marques de Oliveira, acompanharam o presidente da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos, na visita ao presídio de Manhuaçu. Os dirigentes foram tratar da implantação do programa Dignidade Prisional, criado pela NOVA CAA visando à assistência ao exercício profissional do advogado criminalista. O projeto promove a construção e/ou reforma dos locais de trabalho desses profissionais no sistema prisional mineiro. A ideia é que todos os presídios do Estado tenham um local que preserve a dignidade do preso e garanta o pleno exercício da advocacia, com o respeito que a profissão merece.

A visita contou também com a presença do vereador Cabo Anízio; do presidente da OAB Abre Campo, Jesus José de Miranda; do vice-presidente da comissão de promoção da igualdade racial da Subseção, Anízio Gomes de Souza e dos advogados Richard Pereira Guimarães, Carolina Pinel Alves Costa, Santuza Oliveira Fernandes e Maria de Fátima Braga, esposa de Sérgio Murilo Diniza Braga.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais, Sérgio Murilo Diniz Braga, ressaltou que “a pedido do presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos, estivemos reunidos com a direção do presídio local, para discutirmos a implantação do programa dignidade prisional. O programa é pioneiro no país, vez que jamais houve um projeto em todo o Brasil que respeitasse o advogado criminalista, que lamentavelmente sempre foi um pouco marginalizado em suas funções de trabalho”, comentou.

Sérgio Murilo Braga destacou que “a Caixa de Assistência deixou de ser uma instituição meramente assistencialista e passou a buscar a efetiva assistência ao exercício profissional do advogado”, enfatizou.

O vice-presidente da OAB/MG, Eliseu Marques de Oliveira, parabenizou o presidente da NOVA CAA, Sérgio Murilo Braga, por todo o trabalho que está fazendo em benefício dos advogados de Minas Gerais, se colocando à disposição para auxiliar na implantação desse e de outros projetos importantes para a advocacia.

Segundo o presidente da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos, “a intenção é que os advogados criminalistas em atendimento aos detentos do presídio de Manhuaçu recebam uma infraestrutura adequada para desempenhar seus trabalhos, com uma sala de apoio da OAB, dotada de espaço amplo, mesas para reunião, banheiros, mobiliários, computador e impressora. Pretendemos também construir um parlatório que seja digno ao exercício de nossa sagrada profissão. O diretor do presídio de Manhuaçu, Daniel Pereira, foi receptivo à implantação do programa na unidade prisional e se colocou à disposição da Ordem para auxiliar no que for necessário. Com isso, obtivemos autorização do presidente da CAA/MG, Sérgio Murilo Diniz Braga e do vice-presidente da OAB/MG, Eliseu Marques de Oliveira, para que iniciemos os levantamentos de custos das obras e a elaboração dos respectivos projetos. Com as bênçãos de Deus, realizaremos mais este sonho em favor da advocacia e da sociedade”, concluiu.

Assessoria de Comunicação / OAB Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *