Manhuaçu: Preservação do patrimônio cultural nas escolas

prefeitura-1 prefeitura-2A Secretaria de Cultura e Turismo de Manhuaçu, com apoio da Secretaria de Educação, cumpriu no dia 21/09, mais uma etapa dos pré requisitos para que o município receba recursos do ICMS Cultural, verba exclusiva para preservação de patrimônios tombados. As secretárias Mariza Klein e Gelvânia Câmara levaram ao CEM – Centro Educacional de Manhuaçu, o Projeto Educar, cuja finalidade é a de esclarecer às crianças sobre do que se trata o patrimônio cultural e o que envolve sua preservação.

O ICMS Cultural, conforme explicou a secretária de Cultura, é um recurso que vem para a conta do Fundo de Patrimônio Cultural. “O recurso é especialmente para se fazer restauração de patrimônios culturais. E nós temos a Capela de Santa Terezinha (Hospital Cesar Leite) e a Casa de Cultura. Agora mesmo já vamos ter um recurso para restaurar a Casa de Cultura. Ou seja, o objetivo é a preservação do bem tombado” – diz Mariza Klein.

Segundo ela, para que o IEPHA – Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artísticas libere o recurso, um dos pré requisitos é o Projeto Educar, que é feito nas escolas para que as crianças, desde cedo, já entendam e tenham a consciência da importância da preservação do patrimônio cultural. “Nós sempre levamos às escolas municipais, mas tivemos a sugestão de levar também às estaduais e privadas. Ficamos muito felizes em ver as crianças do CEM interessadas, interagindo, o resultado foi excelente. E já temos outras escolas em vista para receber o projeto também” – acrescenta a secretária de Cultura.

Na ocasião, o presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Manhuaçu, professor Germano Campos, palestrou às crianças, explicando do que se trata o patrimônio, como ele é classificado, como ele deve ser preservado e tombado.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *