PM continua fiscalizando e orientando sobre Covid-19

Durante o período de 17 a 31 de março todo o Estado de Minas Gerais se encontra na onda roxa do Plano Minas Consciente, com restrições ainda mais rígidas de funcionamento de comércio e circulação de pessoas, conforme consta nas deliberações 130, 136 e 138 do Governo do Estado de Minas Gerais.

Fiscalização

E também por determinação do Governo do Estado de Minas, as ações da Polícia Militar além de se voltarem à conscientização da população quanto à necessidade de todos adotarem as medidas sanitárias para a prevenção da disseminação da pandemia; a PM também estará na linha de frente nas ações de fiscalização, a fim de se fazer valer as restrições impostas pela onda roxa.

Nesse sentido, na área do 11º Batalhão composta por 23 municípios, a Polícia Militar desenvolveu diversas ações de conscientização e fiscalização para a prevenção do contágio da covid-19, muitas delas em conjunto com as prefeituras municipais e outras instituições estaduais como Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar.

Nos primeiros dias, as equipes empenhadas nestas intervenções não se depararam com qualquer reação exaltada às abordagens de fiscalização. O trabalho vem sendo desenvolvido de forma bem tranquila, pois a comunidade, em sua grande maioria, vem compreendendo que são medidas necessárias ao momento em que se encontra o sistema de saúde em todo o Estado.

Em decorrências das ações de fiscalização, diversos estabelecimentos comerciais foram advertidos pelas equipes quanto às irregularidades do funcionamento; e após as advertências as determinações restritivas de funcionamento foram acatadas. Não sendo necessária qualquer medida mais rígida, como a prisão por desobediência, por exemplo.

No fim de semana, houve operações conjuntas no sentido de coibir aglomerações. Devendo ser destacada as intervenções em sítios, chácaras e clubes do município de Manhuaçu, que estavam promovendo aglomerações e funcionando de maneira irregular. Nessas ações o devido boletim de ocorrência foi registrado.

Denúncias

Os trabalhos continuam. E a Polícia Militar orienta a comunidade que denúncias podem ser feitas via 190, mas que o ideal é que a comunidade PRIORIZE os números das vigilâncias sanitárias dos municípios, como o exemplo de Manhuaçu que possui o número de whtasapp para DISQUE DENÚNCIA –AGLOMERAÇÕES: 33 99129 0015. Pois o que preocupa a PM é o fato de as denúncias estarem chegando em grande quantidade através do 190, e isso pode acatar grandes prejuízos aos atendimentos de emergências policiais.

Nestes canais de comunicação com as vigilâncias sanitárias municipais, as denúncias são captadas e transmitidas às equipes conjuntas, compostas por agentes municipais e estaduais para a fiscalização.

Denúncias em Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *