Cruzeiro: Luxemburgo coleciona números negativos

Pressionado pela situação complicada do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro, a um ponto da zona de rebaixamento, o técnico Vanderlei Luxemburgo coleciona números negativos nesta segunda passagem à frente da Raposa. As estatísticas de Luxa revelam o segundo pior desempenho de um treinador nas últimas dez temporadas na Toca da Raposa II. Apenas Emerson Ávila, que ficou seis partidas no comando celeste, fica atrás do campeão da Tríplice Coroa em 2003.

Desde agosto de 2005, 12 comandantes passaram pela Toca da Raposa II: Paulo César Gusmão, Oswaldo de Oliveira, Paulo Autuori, Emerson Ávila, Dorival Júnior, Adilson Baptista, Cuca, Joel Santana, Vagner Mancini, Celso Roth, Marcelo Oliveira, além do atual treinador.

Desses técnicos, o pior rendimento foi de Emerson Ávila. Ele assumiu o Cruzeiro em 2011, após a queda de Joel Santana. Ávila é um dos poucos treinadores da história do Cruzeiro que não conseguiu uma única vitória. Em seis partidas, foram quatro derrotas e dois empates. Aproveitamento de 11,11%.

Depois de Ávila, Luxemburgo sustenta a pior marca. Luxa assumiu o Cruzeiro na quinta rodada do Campeonato Brasileiro deste ano. O início da campanha foi muito bom: três vitórias consecutivas, sobre Flamengo, Atlético e Vasco da Gama. A equipe, contudo, foi caindo de rendimento. O atual momento é preocupante: sem vencer há quatro jogos e cada vez mais perto da zona da degola do Campeonato Brasileiro. A Raposa está na 15ª posição, com 22 pontos em 20 jogos.

O melhor desempenho geral, nos últimos dez anos, é do técnico Marcelo Oliveira, demitido pela atual direção celeste. Oliveira foi bicampeão com o Cruzeiro do Campeonato Brasileiro (2013 e 2014), finalista da Copa do Brasil (2014), além de campeão mineiro (2014).

Do site Superesportes

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *