Manhuaçu: Profissionais do NASF participam de capacitação

nasf2Profissionais do NASF – Núcleo de Assistência e Saúde da Família – participaram na segunda-feira, 15/06, de encontro de capacitação com profissionais da GRS – Gerência Regional de Saúde, de Manhumirim, no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

O encontro serviu para troca de informações e alinhamento de conceitos, segundo a farmacêutica Kellen Miranda, coordenadora do NASF. “É muito bom esse envolvimento município e GRS e como o NASF está inserido na atenção primária, a gente está alinhando os conceitos e mudando algumas coisas, a gente fica muito satisfeita até mesmo pelo reconhecimento do nosso serviço pela GRS” – comentou.

O NASF é uma equipe multidisciplinar formada por farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, educador físico e psicólogo. Esses profissionais trabalham no apoio e ampliação dos serviços da ESF – Estratégia de Saúde da Família. Manhuaçu possui duas equipes de NASF, cada uma atendendo oito ESF. A cobertura atinge 16 dos 19 ESF atualmente implantados no município. Uma nova equipe do NASF está para ser implantada.

Os profissionais do NASF trabalham a educação em saúde. Atualmente funcionam grupos de atividades físicas, terapêuticas, de reabilitação, de insulinodependentes, de puericultura no acompanhamento da criança até dois anos, grupo viver para pacientes que usam medicamentos controlados, grupos para orientação familiar principalmente para beneficiários de programas sociais. “São vários grupos inseridos nas unidades para educações em saúde para a gente tentar mudar um pouco o conceito e melhorar um pouco a qualidade de vida do paciente” – destacou Kellen. “Por exemplo no grupo de insulina, não é só buscar o medicamento mas a gente orienta para a prevenção de complicações decorrentes do diabetes” – pontuou a coordenadora do NASF.

Trabalho diferenciado

A coordenadora de NASF na GRS – Gerencia Regional de Saúde, Andressa Aguiar, participou do treinamento e comentou que os profissionais do núcleo em Manhuaçu são extremamente bem capacitados, atuantes e fazem realmente um trabalho diferenciado no município contemplando os pacientes de forma mais humanizada.

A GRS – Gerencia Regional de Saúde – com sede em Manhumirim, tem área de abrangência em 34 municípios, atingindo uma população de meio milhão de pessoas. No total são 30 equipes de NASF na regional, sendo dois em Manhuaçu, e 146 equipes de ESF, com 19 apenas em Manhuaçu.

A coordenadora de atenção primária da GRS, Karina Gama, também participou da capacitação. Ela destacou que a regional trabalha apoiando os municípios, oferecendo todo o suporte, principalmente no treinamento de equipes, para beneficiar usuário na oferta de serviços no âmbito da atenção primária, secundária e terciária com qualidade.

Durante a capacitação, Karina Gama defendeu a necessidade de  envolvimento de todos os setores públicos, entidades de classe, igrejas, unidades de saúde da família, creches, escolas para a construção de um plano de ação para melhoria da qualidade de vida das pessoas. Segundo ela, o conceito de saúde é muito ampliado e não deve se resumir somente ao ESF e NASF. “É preciso também que as pessoas tenham moradia, saneamento básico, renda, alimentação. Para que isso aconteça não basta só os serviços de saúde, mas que toda a comunidade esteja envolvida e empenhada e todos tenham qualidade de vida e saúde.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *