Manhuaçu: Funcionários da UPA passam por treinamento

upa1Aprimorar o atendimento e manter a equipe sempre preparada para lidar com casos especiais que surgem no dia a dia de uma unidade de urgência e emergência médica é o objetivo do Programa de Educação Permanente, desenvolvido a partir deste ano de 2015. O treinamento atingiu todos os profissionais da UPA – Unidade de Pronto Atendimento – e a iniciativa faz parte do planejamento anual da Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu.

Mantida pelo Governo municipal, por meio da Secretaria de Saúde, a Unidade de Pronto Atendimento foi inaugurada há cinco anos, substituindo o antigo PAM – Pronto Atendimento Médico. Hoje, são, em média, 130 servidores que prestam atendimento em escala de revezamento no local, entre auxiliares, técnicos de enfermagem, agentes de serviços públicos de saúde e os recepcionistas. Com a equipe médica são 150 funcionários no total.

A UPA atende pacientes de 23 municípios da região, além de Manhuaçu. Segundo o coordenador administrativo Rodrigo Isidoro da Silva e a coordenadora de enfermagem Genilda Lopes Breder, em média, são duzentos atendimentos, diariamente. Em dias mais tumultuados, nos feriados prolongados ou de grandes eventos festivos, o atendimento médio aumenta bastante, podendo chegar a trezentos ou até 350.

Encontros quinzenais

Iniciado em fevereiro, o Programa de Educação Permanente ocorre quinzenalmente e faz parte da proposta de capacitação dos servidores buscando a humanização do atendimento aos clientes. “Os treinamentos abordam temas pertinentes à enfermagem, que são a maioria dos nossos profissionais e também temas para serviços gerais, para os funcionários da recepção, temas de conflitos no dia a dia” – destacou Rodrigo Isidoro.

A ética e anotação de enfermagem foram os assuntos abordados no Programa de Educação Permanente realizado na segunda-feira, 28/04. A ética, segundo Isidoro, é o modo de ser e de agir do profissional dentro da UPA. A anotação está relacionada ao cargo de enfermagem junto ao prontuário do paciente.

Os efeitos da educação permanente, que ocorrem acompanhando a escala de revezamento, buscando atingir toda a equipe, podem ser sentidos. Para Rodrigues Silva, os profissionais estão respondendo bem ao treinamento, levando as informações discutidas para o trabalho, melhorando a abordagem junto aos pacientes que chegam a UPA.

Lidar com conflitos

Com movimento constante e ininterrupto, devido a característica do regime de funcionamento 24 horas e atendimento a casos de urgência e emergência médica, o dia a dia do trabalhador da Unidade de Pronto Atendimento é conflituoso. “Há todo instante o nosso funcionário está diante de um problema que momentaneamente pode leva-lo ao estresse então a gente tenta abordar esse tema com os funcionários de maneira a prepará-los para os conflitos que eles possam estar enfrentando durante o dia a dia na profissão” – destacou Rodrigo Isidoro. “A gente passa a melhor forma de abordar o cliente inclusive quando ele estiver agindo de forma agressiva, para que o funcionário não perca a sua razão na frente do cliente” – concluiu.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

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