Manhuaçu: Chuva continua nesta quarta. Alerta é mantido

bombeiros-tenente-flavioCom as típicas chuvas de janeiro, aumenta a preocupação dos manhuaçuenses com relação à cheia do Rio Manhuaçu. Nos últimos dias muito se especula, seja em rodas de conversa ou nas redes sociais, sobre a possibilidade de enchentes. O Governo de Manhuaçu, por meio da Defesa Civil, já esclareceu na segunda-feira, 18/01, que a situação não é de emergência. Nesta terça-feira, 19/01, a reportagem conversou com o comandante do Pelotão do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu, Tenente Flávio Mota, que atualizou os dados e trouxe orientações à população.

Segundo o comandante, a situação até o momento ainda é de alerta, mas não há motivos para pânico. “A tão esperada chuva que demorou a cair na nossa região parece que veio com força. É importante a gente ficar alerta com os índices pluviométricos” – comenta Tenente Flávio ao informar que, segundo dados do Pluviômetro da corporação, nas últimas 96 horas, choveu o equivalente a 143 milímetros no município. “Isso é considerável, haja vista que a partir de 100 milímetros a gente já tem que ficar alerta com relação aos deslizamentos de terra que podem ocorrer devido ao encharcamento do solo” – preocupa-se.

Ainda segundo o Tenente, a situação hoje é de atenção. “Precisamos monitorar o rio, estar cientes das chuvas principalmente nas cabeceiras, para que a gente dê uma resposta adequada à população” – afirma. “Importante dizer que os benefícios dessa chuva são muito maiores que os danos. Vivemos um período longo de seca, pedimos tanto a Deus para que essa chuva chegasse e ela chegou, mansa e duradoura” – pondera Flávio Mota ao garantir que não há motivo para emergência ou pânico. “O estado é de atenção. Se passarmos desse ponto, a equipe do Corpo de Bombeiros vai estar transmitindo essa informação à população por meio dos sirenes ” – avisa.

Cuidados

Flávio Mota informou que moradores de áreas de risco, como beira de encostas ou às margens do rio, precisam estar atentos e observar situações de risco. No último dia 17, o Pelotão dos Bombeiros de Manhuaçu atendeu, no Bairro Santa Luzia, a uma ocorrência de deslizamento de terra, quando uma residência foi atingida. A equipe da Defesa Civil acompanhou o atendimento e foi constatado o comprometimento da estrutura do imóvel, que foi devidamente interditado. O Tenente clama a moradores de proximidades de barrancos que estejam alertas. “Visualizem sempre o terreno, observem se não está ocorrendo fendas, cavidades, para ter o acompanhamento de possíveis deslizamentos de terra. Se isso for constatado, o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil precisam ser acionados para que a gente verifique os riscos” – finaliza. O Corpo de Bombeiros pode ser contatado por meio do 193, já a Defesa Civil, por meio do telefone (33) 3332-3816.

O Governo de Manhuaçu continua atento à situação e trará sempre, à medida que surgirem, novas informações sobre as chuvas. A Defesa Civil ressalta que as previsões para esta quarta-feira, 20/01, são de muita chuva e a população deve estar em alerta. Porém, cabe reiterar: a situação não é de emergência.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *