Copa do Mundo: Colômbia e Itália vencem; Uruguai é derrotado. Jogos de domingo

Sábado, 14/06

Copa do Mundo: Colômbia goleia a Grécia no MIneirão

Em um dia histórico para o Mineirão, que pela primeira vez recebeu uma partida de Copa do Mundo, quem deu o show foram os colombianos. Com o estádio lotado e todo tomado pela cor amarela, a Colômbia derrotou a Grécia por 3 a 0, neste sábado, e estreou bem na principal competição do futebol. Armero abriu o placar na etapa inicial e Gutiérrez e Rodríguez ampliaram no segundo tempo.

A Colômbia largou na frente no Grupo C, com três pontos, deixando a Grécia com zero. O próximo compromisso dos colombianos, que voltam a disputar a Copa depois de 16 anos, será diante da Costa do Marfim, no dia 19, em Brasília. Os gregos buscarão a reação contra o Japão no mesmo dia, na Arena das Dunas, em Natal.

O Mineirão foi invadido pelos colombianos desde a manhã deste sábado. Antes da abertura dos portões, um ‘mar amarelo’ era visto subindo as vias de acesso ao estádio, enquanto outra multidão se aglomerou do lado de fora, esperando o momento da entrada ao estádio, o que ocorreu às 10h40. Dentro do Gigante da Pampulha, totalmente remodelado para a Copa, a torcida da Colômbia comandou a festa, em meio a atleticanos e cruzeirenses. Já os gregos eram minoria absoluta e mal conseguiram se manifestar nas cadeiras.

Costa Rica surpreende o Uruguai

A primeira zebra passeou no gramado da Copa das Copas, transformando os orgulhosos cantos da torcida Celeste num tango. Sem Suárez, o Uruguai adicionou uma nova marca ao seu histórico de estreias ruins em Copas do Mundo – não vencem desde 1970. A virada foi um duro golpe nas pretensões dos comandados do Maestro Oscar Tabárez, que com a derrota por 3 a 1 para a Costa Rica, precisarão buscar a classificação contra Itália e Inglaterra.

Antes de a bola começar a rolar, o semblante de Suárez durante o aquecimento deixava claro que a condição física do atacante do Liverpool melhorou sensivelmente desde a cirurgia no joelho esquerdo. A confirmação de sua ausência entre os titulares apontava ainda para outro importante detalhe. Certo de que enfrentaria o adversário mais fraco do temido Grupo da Morte, o técnico Oscar Tabárez poupou seu principal jogador por saber que a Celeste tinha plenas condições de vencer a Costa Rica sem ele.

Os Ticos, entretanto, tentaram mostrar que não facilitariam a vida dos adversários. Aplicando uma boa marcação entre as intermediárias, os costa-riquenhos tinham no atacante Campbell, do Olympiacos, sua principal arma ofensiva. Mas, quando a seleção da América Central começava a gostar do jogo, recebeu um duro golpe. Diante da falta de inspiração do meio de campo uruguaio, a Celeste via nas jogadas de bola parada suas melhores chances. Numa delas, Lugano foi agarrado por Diaz na frente do árbitro alemão Felix Brych. Na cobrança do pênalti, Cavani bateu firme, no canto direito, deixando a Celeste em vantagem.

Apesar de terminarem o primeiro tempo pressionando, os uruguaios voltaram do intervalo com uma postura diferente. Porém, a estratégia de fazer cera para mexer com o psicológico costa-riquenho não funcionou como eles esperavam. Num lance aparentemente perdido, o lateral direito Gamboa acreditou que chegaria na bola antes que ela saísse pela linha de fundo e mandou cruzou na área. Aproveitando o corte da zaga celeste, Campbell bateu forte, de esquerda, empatando o confronto aos 8 minutos. A reação não pararia por aí. Ainda atordoados, os uruguaios voltaram a falhar. Numa falta lateral, Bolaños encontrou Duarte livre de marcação no segundo pau, que mergulhou de cabeça para virar a partida.

O que deveria ser o jogo mais fácil da fase de grupos, subitamente transformou-se num jogo dramático. Os hinchas platinos, que até então enchiam o Castelão de cantos orgulhosos, emudeceram diante de uma incrédula, porém eufórica, minoria costa-riquenha. No fim, quando os uruguaios buscavam os últimos traços de força para reagir, o atacante Ureña, que acabara de entrar na partida, deu números finais à partida, com um toque sutil na saída de atônito Musler.

Itália derrota a Inglaterra

No super duelo entre dois campeões mundiais disputado em Manaus, na Arena da Amazônia, venceu a quantidade: tetracampeões mundiais, os italianos parecem ter sentido menos o calor e, com mais perna, conseguiram vencer a Inglaterra por 2 x 1 em uma partida com vários lances de perigo para ambas as equipes.

O primeiro tempo foi digno da grandeza das duas seleções, com ambas procurando jogo, lançando-se à frente e levando perigo para as respectivas metas adversárias. O primeiro gol do duelo saiu aos 34 minutos do primeiro tempo, em um lance marcado pela genialidade de Andrea Pirlo. Após escanteio pela esquerda do goleiro Joe Hart, Candreva tocou para Pirlo que apenas fez o porta-luz, deixando espaço para Marchisio acertar um chute certeiro de fora da área.

A liderança italiana, porém, durou pouco. Três minutos depois, em jogada de velocidade pela esquerda, Wayne Rooney cruzou na medida para Sturridge empatar.

Se o primeiro tempo foi eletrizante para o torcedor, o início da etapa complementar não ficou devendo. Logo aos 5 minutos, Antonio Candreva, pela direita, cortou um defensor inglês e cruzou na cabeça de Balotelli, que colocou a Itália na frente.

Conforme o tempo foi passando, era nítido o cansaço dos jogadores, principalmente os ingleses. Vários caíram no gramado sentindo cãimbras e, a Itália, parecendo estar satisfeita com o resultado, fechou-se na defesa, tocava a bola e esperava o tempo passar.

Com a vitória confirmada, agora a Itália enfrentará a Costa Rica na próxima sexta-feira, na Arena Pernambuco. Já a Inglaterra fará o duelo dos desesperados contra o Uruguai, quinta, no Itaquerão.

Costa do Marfim vira e vence o Japão

O jogo em si foi um detalhe (essencial, é claro!) do espetáculo vivido na histórica noite deste sábado, na Arena Pernambuco. Espetáculo que teve a arquibancada como protagonista. Colorida de azul, laranja, amarelo. Eram japoneses, marfinenses e brasileiros marcando o tom de um reduto que superou as fronteiras do estado. Por 90 minutos, os jogadores de Costa do Marfim e Japão trouxeram os olhos do mundo a Pernambuco. A vitória africana por 2 a 1 ficou em segundo plano.

Os Elefantes agora lideram o Grupo C ao lado da Colômbia. Os sul-americanos, inclusive, serão os próximos adversários dos africanos, na próxima quinta-feira, em Brasília. Já o Japão jogará com a Grécia pela sobrevivência no mesmo dia, em Natal.

Fonte: www.superesportes.com.br

Domingo, 15/06

13:00 – Suíça  X Equador, no Mané Garrincha, em Brasília

16:00 – França  X Honduras, no Beira-Rio, em Porto Alegre

19:00 – Argentina  X Bósnia-Herzegóvina, no Maracanã, Rio de Janeiro

Fonte: www.esporte.uol.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *