Campeonato Brasileiro: Cruzeiro está próximo de quebrar longo domínio do eixo Rio-São Paulo

Com 13 pontos de vantagem para o segundo colocado Atlético-PR restando apenas seis rodadas para o fim do Brasileirão, o Cruzeiro está muito próximo de conquistar o título brasileiro e quebrar um longo domínio do eixo Rio-São Paulo. O time celeste foi último fora desse grupo a se sagrar campeão, em 2003. De lá para cá, só deu paulistas e cariocas.

Na ocasião, o Cruzeiro, liderado por Alex nas quatro linhas e Luxemburgo no banco de reservas, conquistou o Campeonato Mineiro de forma invicta, a Copa do Brasil e o Brasileirão, que foi o primeiro no modelo de pontos corridos.

Desde então, apenas equipes do estado de São Paulo ou do Rio de Janeiro conquistaram a competição. Entre os paulistas, todos os grandes com exceção do Palmeiras foram campeões. O Santos levantou o troféu em 2004, o Corinthians conquistou a taça em 2005 e 2010, e o São Paulo foi tricampeão de maneira consecutiva, entre 2006 e 2008.

Entre os cariocas, apenas Flamengo e Fluminense tiveram o gostinho de erguer o caneco. O rubro-negro foi o primeiro campeão do estado em 2009, com uma incrível campanha de recuperação na fase final, e o tricolor conquistou dois títulos em um espaço de três anos, em 2010 e 2012.

Na 11ª edição do Brasileirão por pontos corridos, o Cruzeiro está perto de quebrar essa marca, que é maior de todos os tempos. Até então o maior período de domínio do eixo havia sido entre 1989 e 1995, quando o Grêmio interrompeu uma sequência de sete títulos consecutivos ao vencer o Nacional de 1996 em cima da Portuguesa.

O lateral Ceará valoriza o feito da equipe celeste por considerar mais difícil um time fora dos dois centros mais ricos do País conquistar a taça. “Sabemos muito bem que as equipes fora desse eixo Rio-São Paulo têm um pouco mais de dificuldade de conseguir os títulos importantes, seja Brasileiro ou internacionais”, disse o experiente jogador, que já foi campeão da Libertadores pelo Internacional, mas ainda não tem o Brasileirão no currículo.

“Se nós conseguirmos, terá um sabor especial porque estamos conseguindo manter um bom nível de futebol dentro de campo e até mesmo pelo apoio externo, pois sabemos que as equipes de São Paulo e Rio têm um apoio maior e são alavancadas pelo torcedores e até mesmo a imprensa”, acrescentou o lateral.

Para conseguir esse feito já no domingo e se igualar com o Corinthians e Fluminense na segunda posição dos maiores campeões da era dos pontos corridos, o Cruzeiro tem que vencer o Grêmio e torcer por um tropeço do Atlético-PR, que também enfrenta o São Paulo no mesmo dia e horário, às 17h.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *