Secretaria de Esportes e da Juventude busca equipes e atletas de hóquei sobre grama

Hoquei_grama

Objetivo é discutir forma de desenvolvimento da modalidade no Estado, mapear equipes e locais de competição e constituir uma Federação Mineira de Hóquei

A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej) está à procura de atletas, técnicos e equipes praticantes de hóquei sobre grama. Com a proximidade das Olimpíadas do Rio 2016, o Governo de Minas negocia com diversos Comitês Olímpicos a vinda de seus atletas e equipes para treinarem no Estado. Recentemente, foi assinado protocolo de intenções com o Comitê Olímpico Britânico, que sediará seus treinamentos em Minas.

Tendo em vista que os britânicos são referência mundial na modalidade no hóquei sobre grama – a equipe feminina conquistou o bronze em Londres 2012 e a masculina ficou em 4º lugar –, a Seej busca discutir com os envolvidos com a modalidade formas de desenvolvê-la em Minas Gerais, mapear equipes e locais de competição e constituir uma Federação Mineira de Hóquei.

Os interessados em participar do trabalho de desenvolvimento da modalidade e de reuniões sobre o tem já podem se cadastrar. Posteriormente será feito contato para o agendamento dos encontros.

Histórico da modalidade

O hóquei sobre a grama é um esporte presente nas Olimpíadas de Verão. O jogo foi criado pelos ingleses no final do século XIX. Até os anos 70, Índia e Paquistão foram as grandes potências da modalidade. Atualmente, o hóquei já se popularizou no mundo, não só como um esporte masculino, mas também, feminino. A modalidade estreou nos Jogos Olímpicos de 1908, em Londres, como um esporte de exibição disputado apenas por homens. Só em Amsterdã, em 1928, que o esporte passou a contar com um quadro oficial de medalhas. A presença feminina nas competições passou a ocorrer nos jogos de 1980, em Moscou.

No Brasil, somente na década de 80, os primeiros atletas federados começaram a ingressar em campeonatos no exterior. Na década seguinte é que passou a participar regularmente de torneios continentais. Porém, a estreia da primeira seleção brasileira de hóquei sobre a grama aconteceu em Santiago, no Chile, em 1998, quando ocorreu o 5º Campeonato Sul-Americano. Em 2007, o primeiro campo oficial foi construído no país, no Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio de Janeiro, para os XV Jogos Pan-Americanos. No mesmo local ocorreu, em abril de 2010, o 7º Campeonato Sul-Americano de Hóquei Sobre a Grama, que teve a participação das equipes de homens e mulheres do Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Brasil.

Agência Minas

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *