EDUCAÇÃO NA REGIÃO

Luisburgo realiza treinamento de professores e cadastro escolar


As reuniões aconteceram na escola Manoel Francisco de Souza
Aconteceu nos dias 2 e 3/6, treinamento com as professoras de 1º e 2º anos do Ciclo de Alfabetização da rede municipal de ensino de Luisburgo, de acordo com o Programa de Intervenção Pedagógica da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais: “Alfabetizando no Tempo Certo”. O objetivo do encontro foi motivar as professoras à repensarem sua prática docente de acordo com as novas propostas de educação do governo, para se alcançar a meta do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e em taxas de aprovação. Assim, para que o IDEB de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

Os participantes


Participaram e se reuniram em Luisburgo, a Secretária Municipal de Educação, 01 professor e 01 especialista representante das escolas municipais, 01 representante da Superintendência Regional de Ensino, 01 diretor e 01 especialista representando a Escola Estadual Joaquim Knupp, 02 representantes de pais de alunos e 01 representante do Conselho Tutelar do Município para formação da Comissão Municipal do Cadastro Escolar.

CADASTRO ESCOLAR


O período para o cadastramento que está sendo realizado em todas as escolas municipais de Luisburgo termina na sexta-feira, 10, de acordo com a regulamentação da Resolução SEE nº 1.849, de 13/05/2011, que trata do cadastro escolar e da matrícula nas redes públicas de ensino em Minas Gerais. O cadastramento pode ser feito também na Secretaria de Educação de Luisburgo e na Escola Estadual Joaquim Knupp. Deverá ser inscrito o candidato nascido até 31 de maio de 2006, para ingresso no Ensino Fundamental, e os demais candidatos transferidos de outras instituições e/ou vindos de outros municípios, além daqueles que apresentem deficiências e condutas típicas.

Documentos necessários


A inscrição é gratuita e deverá ser realizada pelos pais ou responsáveis legais do candidato, com a apresentação de original e cópia dos seguintes documentos: Certidão de nascimento da criança; comprovante de residência; Comprovante de escolaridade para alunos vindos de escolas particulares ou que desejam retornar aos estudos. De acordo com o zoneamento, cada escola municipal funcionará como um posto de cadastramento. É importante lembrar que o cadastramento não garante a vaga para o candidato. A confirmação de vaga deverá ser realizada de 12 a 16/12/11, no mesmo local onde se fez o cadastro.



Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *