DENGUE – BONS RESULTADOS

Até 5 de maio foram  apenas 3 casos de Dengue transmitidos na cidade, divulga o SUS Manhuaçu


Mobilizaçao da população. Na foto, Vilanova
Manhuaçu consegue passar pelo período mais crítico do ano com excelente monitoramento e controle da infestação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. Na contramão de outros municípios da região, do estado e do país, onde muitas pessoas foram picadas e contraíram a doença, Manhuaçu teve uma redução de 89,76% no número de notificações e de 97,31% nos casos confirmados, em relação ao ano passado. Em 2011, apenas 3 casos de Dengue foram transmitidos na cidade. 10 pessoas ficaram doentes  depois de serem picadas em outras localidades.  Houve registro de mais 17 casos na Vilanova, todos transmitidos no distrito. No total, 30 casos foram registrados em Manhuaçu este ano. Em 2010, Manhuaçu viveu uma epidemia da doença com 1114 pessoas doentes. 
Preocupação começou no ano passado
Ação do SUS Manhuaçu no combate ao mosquito
Neste ano o município estava no eixo considerado de risco e com grande possibilidade de enfrentar uma epidemia de Dengue. No entanto, desde o final de 2010, o SUS Manhuaçu, através do Secretário de Saúde Luiz Prata e do Prefeito Adejair Barros, não mediu esforços para contratar, capacitar e estar lado a lado com todos os funcionários do Setor de Vigilância Ambiental e garantir que o município vencesse o período mais crítico do ano (fevereiro a maio), sem problemas com a Dengue. O resultado que garantiu uma cidade praticamente sem Dengue se deve ao envolvimento de todos os Agentes de Combate a Endemias, Administração do Setor de Vigilância Ambiental, SUS Manhuaçu, Prefeitura, SAMAL, Secretaria Municipal de Obras, Câmara de Vereadores, Escolas, Conselho Municipal de Saúde, Conselho de Unidades de Saúde (COUS), instituições, mídia e principalmente a população.
Ações desenvolvidas – parcerias
Conforme o Setor de Vigilância Ambiental, neste período houve a intensificação de tratamento antivetorial pela equipe de endemias com mutirões de trabalho, inclusive aos sábados; implantação do LIRAA (Levantamento Rápido de Infestação do Aedes Aegypti); aumento da equipe de combate à Dengue na sede e nos distritos; realização de capacitações da equipe de combate à Dengue; bloqueio com UBV Leve no entorno de todos os casos suspeitos apresentados. Ao todo, 11 áreas foram bloqueadas na cidade: Alfa Sul, São Jorge, Ponte da Aldeia, Lajinha, Baixada, Santana, Centro, Petrina, Vila Cachoeirinha, Bom Jardim, Vila Deolinda e o Distrito de Vila Nova; realização de passeatas educativas promovidas pelas Escolas Municipais de Vila Nova, EMEI’s dos Bairros São Jorge e Santana, Distritos de Santo Amaro e São Pedro do Avaí, além de palestras nas Escolas Estaduais João Xavier e Ana Mendes Pereira Dutra, em parceria com a Vigilância Ambiental, COUS (Conselho de Unidades de Saúde) e Unidades de Saúde das áreas. Também aconteceram palestras ministradas pelos coordenadores das unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), agentes e supervisores de endemias nas escolas e comunidades; limpeza dos lotes e terrenos baldios dos Distritos de Santo Amaro de Minas e Vilanova, em parceria com Secretaria Municipal de Obras e SAMAL.
LIRAA – Levantamentos feitos
O Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes (LIRAA), implantado no município, deu mais agilidade ao trabalho do Setor de Vigilância Ambiental do SUS Manhuaçu. Com isso nossa população tem ações rápidas de combate aos focos na sua localização e em seu entorno. Neste ano foram realizados três levantamentos nos meses de janeiro, março e maio, em 5 áreas (denominadas estratos). A Área 1 é composta por: Vila Boa Esperança, Clube do Cavalo, Ponte da Aldeia, Vila Deolinda e Bom Jardim. Área 2: São Jorge, Nossa Senhora Aparecida, São Vicente, Pouso Alegre, Campo de Avião, Usina SAMAL e Alfa Sul.  Área 3: Lajinha, Santa Luzia, Bela Vista, Todos os Santos, Petrina, Sagrada Família, Centro e Santo Antônio. Área 4: Operário, Catuaí, Colina, Coqueiro, Santana,  Baixada, Pinheiro,  Matinha,  Bom Pastor, Engenho da Serra, Matadouro e Santa Terezinha. O Distrito de Vilanova forma a Área 5, por seu número de moradores. 
Completa varredura
Os Agentes de Combate a Endemias fizeram uma varredura em todos os locais que os mosquitos utilizam como criadouro. Foram fiscalizadas caixas d’água, depósitos de água ao nível do solo, depósitos móveis e fixos, pneus, lixo, resíduos sólidos e depósitos naturais. Conforme Emilce Estanislau, nas áreas que apresentaram índices maiores de criadouros positivos foram e continuam sendo intensificadas ações para a eliminação dos mesmos, como também aconteceram e continuam sendo realizadas vistorias em pontos estratégicos, principalmente ferro- velhos, oficinas mecânicas e de lanternagem, borracharias, etc. Os casos onde houve resistência, impossibilitando o trabalho de combate à Dengue, foram notificados e encaminhados para a Vigilância Sanitária, como determina a Lei Municipal 2951/2010.

Fotos: SUS Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *