SAÚDE PÚBLICA

MANHUAÇU: Atendimento nas unidades de saúde e na UPA são destaques no Conselho de Saúde
O Conselho Municipal de Saúde de Manhuaçu se reuniu, ordinariamente, na última quarta-feira, 25, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Um dos principais assuntos debatidos foi o atendimento nas unidades de saúde da Estratégia Saúde da Família (ESF) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A coordenadora das unidades de saúde da ESF, Viviane Temer, participou da reunião para explicar como sobre o atendimento nas unidades urbanas e rurais.
Dentista em São Pedro do Avaí
Na reunião do dia 25, a SMS informou que está sendo avaliado o processo de implantação do atendimento odontológico na unidade de saúde de São Pedro do Avaí, cobrado na reunião de abril pelo conselheiro Jadir Nunes do Carmo. De acordo com a SMS não há previsão orçamentária para a contratação de dentistas neste ano. Na oportunidade o conselheiro entregou um abaixo-assinado que foi anexado à resposta da Secretaria de Saúde.  Embora haja esta dificuldade, o município tem que implantar as equipes odontológicas, pois necessita cumprir metas estabelecidas para a saúde bucal em 40% pelo Ministério da Saúde. Desta forma, é essencial a implantação dos atendimentos nas unidades, alerta o presidente do CMS Nelson de Abreu.
Escritura terreno da UPA
Atendendo à solicitação da comissão de contratos, a SMS informou ao Conselho de Saúde ter feito solicitação de informações junto ao Hospital César Leite (HCL), sobre a escritura do terreno doado ao município para construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Conforme o HCL, a documentação encontra-se no cartório de imóveis. 
Animais soltos em Bom Jesus
Moradores pedem providências quanto à grande quantidade de animais soltos, principalmente cães, em Bom Jesus de Realeza, com risco para a população. Mais uma vez em questão a situação do canil de Manhuaçu que não está funcionando adequadamente. A SMS e Prefeitura trabalham para que o problema seja resolvido.
Unidades de Realeza
Moradores pedem a pintura das unidades de saúde de Realeza. No PACS local o prédio está, principalmente, com a parte externa muito suja, o que é verificado também em outras unidades rurais do Distrito. Em Manhuaçuzinho, o problema é que com a falta de uma rede de esgoto que tem incomodado os usuários. Conforme a SMS, os reparos estão sendo providenciados.
 
Tomografia/Ressonância
Foram questionados os gastos com viagens e com tomografias/ressonâncias feitas em Muriaé e Belo Horizonte, uma vez que o serviço está disponível em Manhuaçu, sendo citado até que sobram cotas dos referidos exames. O Secretário de Saúde Luiz Prata informou que não sobram cotas, o que existe é uma lista de atendimento seguida criteriosamente.
Quanto a exames feitos em outras localidades, trata-se de uma necessidade, tendo em vista que muitos pacientes fazem o tratamento ou até estão internados em hospitais nestas cidades, portanto, têm que se submeter aos exames lá e não em Manhuaçu.
Prestação de contas
Foram aprovados dois relatórios de prestação de contas da SMS referentes a 2010. Trataram da aplicação dos recursos públicos na construção e na aquisição de materiais e mobiliários para a unidade de saúde de São Pedro do Avaí. Um terceiro relatório apresentou o resultado do estudo feito pela comissão de finanças do CMS com gastos na manutenção de veículos da SMS.
Atendimento médico e entrega de exames
A coordenadora das unidades de Estratégia Saúde da Família, Viviane Temer, esteve na reunião do CMS para responder dúvidas sobre o funcionamento das unidades quanto ao atendimento médico e atraso de resultados de exames.
A principal pergunta: quantos pacientes o médico deve atender diariamente? Conforme a coordenadora, embora muitos citem que existe um número definido, os médicos devem atender todos os pacientes programados e os casos que urgência que surjam. Para Viviane Temer, o usuário não pode sair da unidade sem atendimento digno constando de acolhimento, avaliação de sua situação, agendamento ou consulta imediata nos casos de urgência e encaminhamento para UPA, se for o necessário.  A coordenadora das unidades de saúde reconhece que existem falhas nesse processo e que com apoio do Conselho de Saúde, COUS, das coordenadoras e médicos, esse problema pode ser resolvido. 
Quanto aos resultados de exames, Viviane informa que o processo de entrega está regularizado. A grande demanda de atendimentos nas unidades é que pode gerar um atraso na verificação destes resultados por parte dos médicos. Serão programadas reuniões para agilizar este processo para que não aconteçam situações como de um paciente da região de Bom Jesus que teve a indicação de uma endoscopia de urgência e que gastou 19 dias, entre o pedido e a apresentação do resultado ao médico.
Outro questionamento: O que compete à UPA atender e o que é de competência das unidades de saúde? Viviane Temer considera este um grande desafio. Segundo ela, esta situação tende a se resolver com a implantação do Protocolo de Manchester (que trata das prioridades de atendimento). Mas, mesmo assim, é necessário que haja bom senso e organização de ambas as partes. O principal é o atendimento do usuário do SUS. 
O CMS quer uma solução para este transtorno, afinal, quando uma pessoa se sentir mal e não conseguir o atendimento na unidade de saúde, como ficará? Será ou não atendido na UPA? Pergunta o presidente do CMS Nelson de Abreu.
Foram sugeridas medidas como reuniões conjuntas das equipes da UPA e unidades de saúde, capacitação dos funcionários com foco na humanização, palestras educativas para a população entender o funcionamento do SUS e como se dão os seus procedimentos, enfim, uma série de propostas para garantir o principal: o atendimento à população. 
O conselheiro Renato Miranda propôs que os membros do COUS participem das reuniões do CMS para conhecer melhor o seu funcionamento. A cada mês estaria na reunião o COUS de uma determinada unidade de saúde, sugere.
Plenária Municipal de Saúde/Pactuação HCL
Elisabeth Marçal informou que a Plenária Municipal de Saúde está agendada para o dia 09 de julho. As equipes de trabalho já estão sendo definidas para organização do evento.
Também foram definidos os dois membros do CMS que participação do processo de pactuação SUS/Hospital César Leite. A primeira reunião deste conselho será marcada num prazo de 30 dias. Sebastião Adão de Andrade e Renato Miranda representarão o CMS. 
Funcionários para limpeza das unidades
O conselheiro Jadir Nunes do Carmo cobrou mais uma vez a contratação de funcionários para limpeza das unidades de saúde. Embora tenha sido anunciada recentemente, os agentes de saúde continuam sendo responsáveis pela limpeza das unidades em muitas localidades. O presidente do CMS Nelson de Abreu, disse que serão feitos ajustes legais e que nos próximos dias serão disponibilizados 10 funcionários para esta finalidade, no entanto, estes serão pagos pelo SUS e não pela prefeitura, como fora anunciado pela Administração.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *