COMBATE AO TABACO

Apoio da Família é importante para deixar o vício

Nesta terça-feira, 31/05, é comemorado o “Dia sem Tabaco”. O objetivo é alertar a população sobre os malefícios do cigarro. Dados do Ministério da Saúde mostram que o fumo é responsável por 200 mil mortes por ano no Brasil.



Parar de fumar não é fácil

Parar de fumar está entre as tarefas mais difíceis na vida de um fumante. Por isso, o apoio de familiares e amigos é essencial nesse momento. Hoje, nessa data de conscientização, o coordenador das Ações de Antitabagismo do INCA (Instituto Nacional de Câncer), Ricardo Meireles, afirma no Manhuaçu News, que a primeira coisa a fazer para ajudar um fumante é entender que o cigarro é um vício. Segundo ele, o importante é fazer o fumante perceber que o maior prejudicado nesse caso é ele mesmo.


Ajuda de todos


Os amigos, os familiares, os gestores da saúde pública, enfim, todos podem e devem orientar os fumantes a começar pelo menos perceber o malefício que ele está fazendo a si e também às pessoas que o cercam, os denominados fumantes passivos. Nessa orientação é necessário pedir que o fumante procure orientação, procure tratamento. É importante que tabagismo é doença e tem tratamento.

Tratamento especializado


O coordenador das Ações de Antitabagismo do INCA acrescenta que é fundamental procurar um tratamento com especialista por ser menos agressivo ao fumante. Segundo Ricardo Meireles, as pessoas que deixam de fumar por conta própria têm mais risco de ter uma recaída. É o caso da professora aposentada Zoraida Damasceno, que já tentou parar algumas vezes, mas por conta da ansiedade voltou a fumar. Conforme a professora ela sempre pensou que dava conta sozinha, mas percebeu que necessitava partir para o tratamento mesmo, porque sempre teve vontade de parar, mas não conseguia deixar o vício.

Busque informações


Raul Cortez, fumante.
 Morreu de câncer

O Sistema Único de Saúde (SUS) tem tratamento especializado para as pessoas que querem parar de fumar. Se informe na unidade de saúde mais próxima de sua casa para iniciar o tratamento que pode oferecer a você e à sua família mais qualidade de vida. Não deixe para depois, pessoas que param de fumar vivem mais, de acordo com todos os estudos feitos. A hora é agora!

Informações Ministério da Saúde

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *