ENTREVISTA

Dr. Gulivert – Ortopedist

FRIO: Aumentam as dores articulares?


Com a chegada do tempo mais frio, já observado mesmo no outono em nossa região, existe uma tendência em se agravarem as dores articulares. Vida & Saúde conversa com o médico ortopedista Dr. Gulivert de Oliveira, sobre este tema. Confira.

MN – É comum as pessoas sentirem mais dores nas articulações com o tempo mais frio?


Dr. Gulivert – Realmente neste tempo mais frio, os pacientes se queixam mais de dores articulares. No entanto, o que causa a dor não é  necessariamente a temperatura mais baixa, mas sim a sensação de frio. Para entender melhor, basta lembrar, que nós ortopedistas, usamos o gelo como tratamento, sendo assim, não é o frio que causa mais dores.

MN O que fazer para evitar, ou pelo menos, diminuir estas dores?


Dr. Gulivert – Nos quadros daquelas doenças degenerativas, que acometem principalmente pessoas mais idosas, que já têm desgastes na articulação, as recomendações são as seguintes: se manterem sempre bem agasalhadas não descuidando deste aquecimento que é muito importante. Outros cuidados são recomendados: usar bolsa de água morna nos locais doloridos, procurar fazer exercícios físicos adequados e recomendados por profissionais da área, sem contra indicação médica.


MN – Além destes cuidados, quando a pessoa deve buscar orientação do médico?


Dr. Gulivert – Tomados os cuidados citados anteriormente e sem resultados bons para o paciente, é hora de se buscar um atendimento médico. Nesse caso poderá ser prescrita sessões de fisioterapia por um médico ou profissional de saúde habilitado; outra possibilidade é a hidroterapia, que é um tipo de fisioterapia feita na água morna, pois se fizer na água fria as dores aumentarão e em alguns casos o uso de medicamentos sempre com prescrição do médico.

MN – A automedicação deve ser evitada?


Dr. Gulivert – Sim. Até porque existem casos graves de reações alérgicas a determinados medicamentos. Até mesmo um medicamento que a pessoa já usa há mais tempo pode desenvolver uma alergia. Existem casos em que o uso crônico de medicação pode trazer sérias consequências ao paciente. Podem ocorrer perfurações no estômago, sangramento, anemia, enfim, outros problemas decorrentes do uso de medicamentos sem prescrição médica. Nem sempre o que foi bom para uma pessoa será bom para mim, esse cuidado que todos devemos adotar. 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *