HIPERTENSÃO

Atividades físicas: bem estar garantido
Brasileiro está com a pressão mais alta
Mais brasileiros estão com hipertensão arterial (pressão alta), conforme o Ministério da Saúde (MS). Os números aumentaram nos últimos cinco anos, passando de 21,6%, em 2006, para 23,3%, em 2010. Os dados foram divulgados pelo MS, na última terça, 26.  Foram entrevistados 54.339 adultos, nas 26 capitais e no DF.
Mulheres mais hipertensas
De acordo com a pesquisa, o diagnóstico de hipertensão é maior em mulheres (25,5%) do que em homens (20,7%). Nos dois sexos, no entanto, o diagnóstico de hipertensão arterial se torna mais comum com a idade, alcançando cerca de 8% dos indivíduos entre os 18 e os 24 anos de idade e mais de 50% na faixa etária de 55 anos ou mais de idade.
Baixa escolaridade influencia?
O estudo aponta que a associação inversa entre nível de escolaridade e diagnóstico é mais marcada na população feminina: enquanto 34,8% das mulheres com até oito anos de escolaridade referem diagnóstico de hipertensão arterial, a mesma condição é observada em apenas 13,5% das mulheres com doze ou mais anos de escolaridade.
Variações no país
A variação entre as capitais é de 13,8%, em Palmas, a 29,2%, no Rio de Janeiro. Nos homens, as maiores frequências foram observadas no Distrito Federal (28,8%), Belo Horizonte (25,1%), e Recife (23,6%); e as menores, em Palmas (14,3%), Boa Vista (14,6%) e Manaus (15,3%). Entre mulheres, os maiores percentuais foram no Rio de Janeiro (33,9%), Porto Alegre (29,5%) e João Pessoa (28,7%); e os menores, em Palmas (13,2%), Belém (17,4%) e Distrito Federal (18,1%). 
Alimentar melhor e praticar exercícios
Boa alimentação: garantia de mais saúde em todas as idades
Para se ter boa saúde é fundamental adotar hábitos saudáveis com a prática de atividades físicas e boa alimentação com diversidade de alimentos, manutenção de um peso saudável com dieta baseada em pouca gordura, colesterol e gordura saturada, sendo rica em vegetais, frutas e grãos, além de usar o açúcar e, principalmente o sal, com moderação. Bebidas alcoólicas podem até ser consumidas em pequena quantidade. Procure sua unidade de saúde e participe das ações desenvolvidas para prevenir e combater a doença que pode levar à morte. 
Em Manhuaçu, são desenvolvidas atividades com os hipertensos, melhorando a qualidade de vida e diminuindo os riscos de complicações decorrentes da hipertensão.
Com Informações do Ministério da Saúde
Quem é hipertenso?
A pessoa é considerada hipertensa quando a pressão arterial é igual ou superior a 14 por 9. 
A doença é causada pelo aumento na contração das paredes das artérias para fazer o sangue circular pelo corpo. Esse movimento acaba sobrecarregando vários órgãos, como coração, rins e cérebro. 
Se a hipertensão não for tratada, algumas das complicações são: entupimento de artérias, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto.
Lembre-se: a hipertensão é chamada de “assassina silenciosa” porque geralmente não tem sintomas. Algumas pessoas podem não descobrir que têm pressão alta até que apresentem problemas no coração, cérebro ou rins.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *