JUVENTUDE ORGANIZADA

Juventude: políticas públicas em busca de oportunidades
Os jovens precisam de mais oportunidades. Necessitam de uma boa educação. Carecem de mais investimentos que lhes garanta o ensino para um desenvolvimento pleno e por consequência, a melhoria da qualidade de vida no país. Tudo isso passa pelas políticas públicas para a juventude.  Em Manhuaçu, uma importante discussão sobre estas políticas será promovida pelo Conselho Municipal da Juventude (CONJUVE) e a Superintendência Regional de Ensino, nesta quinta e sexta-feira, 28 e 29/04, durante a I Conferência Municipal da Juventude, no salão do Manhuaçu Center Hotel, de 08:00 às 12:00. Ao final do evento serão nomeados os delegados para a Conferência Estadual.
Bullying
Um dos principais temas da conferência é o “Bullying” que será apresentado pelo Tenente Coronel Luiz Carlos Rhodes, comandante do 11º Batalhão da PM de Manhuaçu. O assunto ganha espaço nas discussões escolares e principalmente na mídia, após a chacina de Realengo, no Rio de Janeiro, quando 12 crianças foram assassinadas. (Leia quadro). O coordenador da juventude da Prefeitura de Belo Horizonte estará em Manhuaçu para apresentar a palestra “Protagonismo Juvenil”. João Paulo Freire destacará o trabalho realizado na capital mineira e as experiências podem ajudar para o tornar o jovem protagonista de uma nova sociedade onde se valorizem a justiça, respeito ao próximo e a cidadania.
Discutir e conquistar resultados
Os eventos que debatem e apresentam as grandes necessidades da sociedade são muito importantes. Entretanto, muitas destas discussões ficam somente nos debates, documentos engavetados e até em livros. Mas é preciso mais.   É necessário que sejam feitas conclusões e que estas se transformem em resultados práticos. Acreditamos no CONJUVE e esperamos que o conselho não perca o norte traçado para garantir aos jovens novas oportunidades, tão escassas em Manhuaçu.
Bullying – ameaçar, intimidar
Bullying é uma situação caracterizada por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo inglês refere-se ao verbo “ameaçar, intimidar”.
Grande parte das pessoas confunde ou tende a interpretar o bullying simplesmente como a prática de atribuir apelidos pejorativos às pessoas, associando a prática exclusivamente com o contexto escolar. 
No entanto, tal conceito é mais amplo. O bullying é algo agressivo e negativo, executado repetidamente e ocorre quando há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas. Desta forma, este comportamento pode ocorrer em vários ambientes, além da escola: em universidades, no trabalho ou até mesmo entre vizinhos.
Basicamente, a prática do bullying se concentra na combinação entre a intimidação e a humilhação das pessoas, geralmente mais acomodadas, passivas ou que não possuem condições de exercer o poder sobre alguém ou sobre um grupo. Em outras palavras, é uma forma de abuso psicológico, físico e social.
No ambiente de trabalho, a intimidação regular e persistente que atinge a integridade e a confiança da vítima é caracterizada como bullying. Entre vizinhos, tal prática é identificada quando alguns moradores possuem atitudes propositais e sistemáticas com o fim de atrapalhar e incomodar os outros.
Fonte: Centro Educacional Católica de Brasília

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *