CONTRA GRIPE

Vacinação contra gripes começam nesta segunda, 25


Maria Cristina vacina o secretário de saúde Luiz Prata
Começa nesta segunda, 25-04 e termina em 13 de maio, a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe comum e suína), em dose única a partir de agora. O dia nacional da campanha será no próximo sábado, 30, de 08:00 às 17:00. Neste ano serão imunizadas crianças de seis meses a menores de 2 anos, gestantes, idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde. Como nos anos anteriores,  o Ministério da Saúde começa a imunização antes do inverno para prevenir possíveis complicações decorrentes das gripes. Nesta época, pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como diabetes e hipertensão,  são mais comuns nos grupos a serem vacinados. A meta do Ministério da Saúde, estados e municípios é vacinar 80% da população alvo, o que representa cerca de 23,8 milhões de pessoas.  Todos devem apresentar o cartão de vacina. Caso não o possua, mesmo assim vá até a unidade de saúde para se vacinar.
Manhuaçu: equipes preparadas 
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reuniu os enfermeiros coordenadores de todas as unidades de saúde e funcionários do setor de epidemiologia para orientações essenciais a respeito da campanha.  Embora a data nacional seja 30 de abril, os interessados poderão procurar as unidades de saúde a partir desta segunda-feira, dia 25, no horário de atendimento estabelecido.
Quem não pode vacinar
Conforme o Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, a vacina é segura e não oferece risco algum. A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção. Entretanto, o secretário informa que não devem se vacinar pessoas que tem alergia a ovo e pacientes com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora. Nestes casos os pacientes devem consultar seus médicos antes de tomar a vacina. O Secretário de Saúde de Manhuaçu, Dr. Luiz Prata, afirma que é preciso quebrar o mito de que a vacina causa gripe como algumas pessoas costumam dizem, pelo contrário, a vacina protege as pessoas imunizadas, assegura Prata

Vale a pena

É bom ver a garra e a vontade dos funcionários da saúde nas campanhas de vacinação. Assim teremos sempre uma população mais saudável. Este exemplo é de sumo valor para todos os profissionais de todas as áreas e em todas as profissões. Você que está na faixa etária de vacinação não perca tempo. Faça sua parte se dirigindo até a unidade de saúde para tomar a vacina. Ela é de graça e está à sua disposição. Convide sua família, comunique seus vizinhos, dê essa boa notícia.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *