ALERTA

Crack: mais próximo do que você imagina

O Crack faz com que a dopamina, responsável por provocar sensações de prazer, euforia e excitação, permaneça por mais tempo no organismo. Outra faceta da dopamina é a capacidade de provocar sintomas paranoicos, quando se encontra em altas concentrações.

Perseguindo esse prazer, o indivíduo tende a utilizar a droga com maior frequência. Com o passar do tempo, o organismo vai ficando tolerante à substância, fazendo com que seja necessário o uso de quantidades maiores da droga para se obter os mesmos efeitos, apesar dos efeitos paranoicos, que podem durar de horas a poucos dias e causar problemas irreparáveis.

Escravidão

O viciado acredita que o prazer provocado pela droga compensa tudo isso. Em pouco tempo, ele virará seu escravo e fará de tudo para tê-la nas mãos. A relação destas pessoas com o crime, por tal motivo, é muito maior do que em relação às outras drogas.  O comportamento violento é um traço típico.

30% morre com 5 anos de consumo


Neurônios vão sendo destruídos, e a memória, concentração e autocontrole são nitidamente prejudicados. Cerca de 30% dos usuários perdem a vida em um prazo de cinco anos – ou pela droga em si ou em consequência de seu uso (suicídio, envolvimento em brigas, “prestação de contas” com traficantes, comportamento de risco em busca da droga – como prostituição, etc.). Quanto a este último exemplo, tal comportamento aumenta os riscos de se contrair AIDS e outras DSTs e, como o sistema imunológico dos dependentes se encontra cada vez mais debilitado, as consequências são preocupantes.
Superar o vício não é fácil e requer, além de ajuda profissional, muita força de vontade por parte da pessoa e apoio da família. Há pacientes que ficam internados por muitos meses, mas conseguem se livrar dessa situação. Infelizmente, outros não têm a mesma sorte. 

Fatores de risco para o uso de crack

A Organização Mundial da Saúde considera mais propensa ao uso de drogas a pessoa mal informada sobre os efeitos, com saúde deficiente, insatisfeita, com personalidade deficientemente integrada e com fácil acesso às drogas.

Melancolia

O adolescente usuário de crack, segundo a psiquiatra Sandra Scivoletto, tem as mesmas características de quem procura estimulantes de um modo geral. Sente uma enorme melancolia, sem motivo aparente, e um grande vazio, devido à falta de uma atividade que lhe traga prazer e de perspectivas de vida de um modo geral.


Os sintomas

O comportamento do usuário de crack, segundo o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, especializado em drogas pela Universidade de Londres, muda rápido e intensamente. Ele vai mal na escola (ou a abandona), tem um sono altamente perturbado, emagrece muito, isola-se dos outros e começa a apresentar sintomas de paranóia. Acha que está sendo seguido ou que caiu alguma pedra de crack no chão. Também fica apático, introvertido. A cocaína age ainda sobre as pupilas dos olhos, podendo dilatá-las.

O tratamento

Depende do estado de cada paciente. Vai do tratamento ambulatorial até a internação domiciliar ou em clínicas especializadas. A sua principal dificuldade, segundo o dr. Ronaldo Laranjeira, é a “fissura”, a vontade que o usuário sente de usar a droga. 

PROERD: Uma poderosa “arma” de prevenção


Não deixe as drogas acabarem com o melhor da vida
Se quisermos ter boa saúde precisamos investir na prevenção e na adoção de hábitos saudáveis. A prevenção é a palavra chave também de um dos programas desenvolvidos pela Polícia Militar, escolas e parceiros: O PROERD. Nele, crianças da rede de ensino são orientadas sobre o terrível mundo das drogas e a importância de se desviar de todo e qualquer tipo, seja droga lícita (aquelas legalizadas) e ilícita (as proibidas por lei). 

PROERD em Manhuaçu

Em Manhuaçu, o 11º Batalhão de Polícia Militar tem realizado um ótimo trabalho em várias escolas de sua área de abrangência. A divulgação das ações do PROERD sempre são feitas pela imprensa e no MANHUAÇU NEWS – a informação que transforma – dedicaremos espaço para esclarecer ainda mais o que é e como acontece este importante trabalho social que orienta, conscientiza e motiva nossas crianças para uma vida sem drogas.

Conheça o PROERD


É o programa Educacional de Resistência às Drogas que tem por objetivo prevenir o uso indevido de drogas e combater a violência entre jovens, sendo uma iniciativa da Polícia Militar de Minas Gerais, com base no Projeto D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), implantado inicialmente em Los Angeles/EUA, em 1983. Este Programa obteve excelentes resultados desde sua implantação e hoje está presente em mais de 58 países do mundo com o mesmo objetivo: oferecer às crianças e jovens orientações que podem lhes garantir uma vida saudável.


Funcionamento do PROERD

O PROERD é desenvolvido em parceria com escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino, consistindo na aplicação de 10 lições às crianças e adolescentes que estejam cursando, respectivamente, às 4ª e 5ª Séries do Ensino Fundamental (atualmente, 5º e 6º anos) em encontros semanais, ao longo de um semestre letivo. As aulas são ministradas por policiais militares fardados que, orientados por um livro especial, ensinam às crianças e adolescentes como reforçar a autoestima, lidar com as tensões, resistir às pressões do ambiente, além de aprimorar o espírito de cidadania. Ao final do Programa é realizada uma solenidade de formatura com as presenças dos pais, dos diretores/professores e de representantes da comunidade, oportunidade em que os alunos recebem um certificado de participação e se comprometem a ficar longe das drogas e da violência.

Preparação e equipe de apoio

O policial, ou seja, o professor do PROERD, é um voluntário selecionado a partir de critérios rigorosos que consideram, dentre outros aspectos, sua conduta moral, ética e profissional. Além disso, o policial militar passa por um treinamento no qual aprende a utilizar as ferramentas didático-pedagógicas específicas para a aplicação do programa e conta, ainda, com o apoio de profissionais ligados à área de prevenção, como médicos, psicólogos, pedagogos e outros, que dão suporte técnico às suas atividades.

Os resultados

Os resultados podem ser comemorados pela sociedade. Conforme pesquisas científicas feitas no mundo todo, por órgãos de renome, o PROERD é um Programa eficaz e contribui diretamente para a redução da violência e do uso indevido de drogas entre jovens. Os valores éticos, morais e sociais trabalhados durante o curso, em conjunto – Família, Escola e Polícia Militar -, propiciam aos alunos melhores condições para dizerem não às drogas e à violência.

Como participar

As escolas interessadas, por intermédio de seus diretores, devem entrar em contato  com o 11º Batalhão da Polícia Militar de Manhuaçu, onde poderá obter todas as informações necessárias e formalizar, de acordo com as normas que regem o PROERD,   sua participação no programa, através da assinatura de um simples protocolo ou convênio. 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *