Agosto Lilás é encerrado na Câmara de Vereadores de Manhuaçu

Cerimônia realizada na manhã da quinta-feira (31/08) no anfiteatro da Câmara Municipal de Manhuaçu marcou o encerramento das atividades do Agosto Lilás. Durante todo o mês, várias ações de conscientização sobre a necessidade do combate à violência contra a mulher foram realizadas no município. O evento foi promovido pela Procuradoria da Mulher do poder legislativo.

A cerimônia foi aberta pela representante do Conselho Municipal de Saúde, Elisabeth Marçal, que deu as boas-vindas aos participantes. Ela convidou para compor a mesa a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Lara Schettine Marques, a procuradora geral da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal, vereadora Mariley Assistente Social (PP), a delegada Adline Ribeiro, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), o sargento Aílton, da Polícia Militar, a psicóloga Milene Coelho, coordenadora do Projeto Elzas, de apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade, e a secretária municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eleni de Jesus Mariano Marques.

Em sua fala, a vereadora Mariley Assistente Social destacou a rede de atendimento à mulher em Manhuaçu e a necessidade de manter o diálogo entre todas as entidades que a compõem. Ela abordou ainda a importância da realização de um trabalho em escolas e centros acadêmicos para, por meio da educação, promover o combate à violência contra a mulher.

A delegada Adline Ribeiro falou em angariar pessoas na luta contra a violência praticada contra as mulheres. O sargento Aílton afirmou ter sido gratificante perceber durante o mês de agosto várias pessoas agindo em diferentes áreas com o objetivo de propor um melhor tratamento em relação às mulheres.

A secretária executiva da Central dos Conselhos de Manhuaçu, Ana Paula Leite Moreira, chamou ao palco as conselheiras e suplentes eleitas do CMDM para tomarem a posse. A cerimônia prosseguiu com a palestra da psicóloga Milene Coelho. Ela falou sobre as atividades de acolhimento, encaminhamento, oficinas e suporte psicológico desenvolvidas no Projeto Elzas. O programa é oferecido pela Deam em Manhuaçu.

Ao final da cerimônia, o vereador Juninho Enfermeiro (PSC) deu um depoimento sobre a importância dos homens lutarem contra o machismo a que são acostumados em sua formação na sociedade desde cedo. Ele falou ainda da necessidade do diálogo permanente entre homens e mulheres. A vereadora Mariley Assistente Social agradeceu a presença dos participantes e enfatizou o papel do poder legislativo de efetivar políticas públicas para a mulher.

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *