Senac em Manhuaçu oferece cursos gratuitos de Massagista e Técnico em Estética

No total são 40 vagas, e as inscrições serão feitas por ordem de chegada

O Senac em Manhuaçu está com vagas abertas gratuitas para os cursos de Massagista e Técnico em Estética. Essas oportunidades fazem parte do Programa Senac de Gratuidade. Para se inscrever, é necessário que a renda familiar mensal per capita do candidato, ou seja, a renda bruta dos componentes do grupo familiar dividida pelo número de pessoas, não ultrapasse o valor de dois salários-mínimos. . Para se inscrever, é necessário que a renda familiar mensal per capita do candidato, ou seja, a renda bruta dos componentes do grupo familiar dividida pelo número de pessoas, não ultrapasse o valor de dois salários-mínimos.  

As inscrições serão feitas por ordem de chegada até atingir o limite de vagas. Para se cadastrar é necessário ir até a unidade do Senac em Manhuaçu, localizada na Rua Hilda Vargas Leitão de Almeida, 60, Alfa Sul, portando documentos de identificação com foto e comprovante de endereço. Para mais informações, os candidatos podem entrar em contato pelo telefone: 3339 2950 ou WhatsApp: 0800 724 44 40.  

Conheça os cursos   

O curso de Massagista forma profissionais com competências para contribuir com a promoção e manutenção da saúde e bem-estar de seus clientes, por meio da aplicação de técnicas ocidentais de massagens, considerando aspectos anatômicos, fisiopatológicos e biomecânicos do cliente. 

O Técnico em Estética é o profissional que realiza avaliação, procedimentos de estética facial e corporal, além de orientar acerca dos cuidados específicos, incluindo a terapia capilar. Ele atua em organizações privadas, do terceiro setor, em seu próprio negócio e presta serviços tanto domiciliares, como em salões e institutos de beleza, spas, hotéis, cabines de estética, cruzeiros marítimos, academias, condomínios, clínicas médicas, estéticas e outros serviços de saúde, incluindo os que integram ações coletivas e sociais.  

“Em 2022, tivemos uma grande procura por cursos na unidade. Nós atendemos diversas pessoas, em nosso entorno, não somente em Manhuaçu, e a maioria das vagas foram preenchidas pelo Programa Senac de Gratuidade. Para esse ano, as expectativas são grandes. Queremos continuar atendendo e transformando a vida das pessoas pela educação profissional”, pontua a diretora da unidade, Joseane Pazeli.  

O cenário do mercado de trabalho 

A pandemia prejudicou e muito a economia do Brasil. As restrições impostas pelo isolamento social tiveram efeitos diretos no setor de serviços, um dos que mais movimentam o mercado de trabalho brasileiro. Em contrapartida, seu retorno no último ano foi satisfatório: o aumento da demanda de serviço voltou a crescer e empregar no país.  

No terceiro trimestre de 2022, a taxa de desemprego no Brasil teve uma diminuição contínua. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo IBGE, houve um recuo de 8,7%. Os dados do IBGE levam em conta, além dos empregos de carteira assinada, os informais e autônomos. Com isso, por meio da volta dos serviços, funções ligadas à beleza e estética cresceram. Muitos funcionários sem carteira assinada preenchem cargos como cabeleireira, manicure, pedicure, massagista, entre outros.  

“Mesmo em momentos de crise ou instabilidade econômica, existem ofertas de vagas para o mercado de trabalho, mas a grande lacuna é a qualificação, a falta de mão de obra especializada, e é esse um gargalo que o Senac aparece para suprir”, explica Joseane.   

Segundo uma pesquisa realizada pelo instituto alemão Growth from Knowledge (GfK), o Brasil é o segundo no ranking dos países que mais gastam tempo com cuidados com a beleza. O Senac em Manhuaçu comprova isso, uma vez que, dentre os cursos mais procurados pela população, estão os da área da estética.  

“Temos uma relação muito próxima com nossa população local. Nós a ajudamos por meio da reinserção ou inserção pela primeira vez no mercado de trabalho, e também pelo empreendedorismo. Temos vários cursos que as pessoas saem já empreendendo, por exemplo, os da beleza, como o de cabeleireiro”, comenta a diretora.  

Sobre o Programa Senac de Gratuidade 

As turmas integram o Programa Senac de Gratuidade (PSG), voltado para pessoas com renda mensal familiar per capita inferior a dois salários mínimos. A iniciativa é fruto de acordo firmado em 22 de julho de 2008 entre o Ministério da Educação, o Ministério do Trabalho, o Ministério da Fazenda, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e o Senac. O programa tem como objetivo ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica.  

Sobre o Senac em Manhuaçu 

O Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a CNC – Confederação Nacional do Comércio, está em atuação em Manhuaçu há 22 anos e possui: 01 Laboratório de Informática, 03 salas de aula convencionais, 01 salão Escola, 01 sala de Estética, 01 sala da Direção, 01 sala de Central de Atendimento, 01 Biblioteca, 01 Sala Supervisão Pedagógica/Secretaria, 01 Copa, 01 banheiro para deficiente, Banheiro Masculino e Feminino, 01 rampa de acesso, 01 garagem, 01 container. 

A unidade também atende as cidades vizinhas: Simonésia, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, Martins Soares, Manhumirim, Santa Margarida, Matipó, Luisburgo, Reduto, Caputira, Ipanema, São José do Mantimento, Durandé, Lajinha, Conceição de Ipanema, Alto Caparaó, Orizânia, Alto Jequitibá, Caratinga, Carangola e Divino.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *