Manhuaçu: ESF Santana promove palestra sobre violência doméstica

violencia-mulher1 violencia-mulher2
<
>

Além dos parabéns e das flores, a Semana Internacional da Mulher também serve para dar conhecimento e conscientizar as mulheres sobre os seus direitos. Pensando nisso, a equipe de Estratégia de Saúde da Família Santana realizou na manhã desta terça-feira (07), uma palestra sobre Violência Doméstica, ministrada pela Delegada Adline Ribeiro, responsável pela Delegacia da Mulher de Manhuaçu.

A palestra abordou os vários tipos de violência que existem e de ressaltar que para além deste mês que é dedicado às mulheres, como agosto que é dedicado a conscientização sobre o assunto, a luta deve ser diária. “Infelizmente nós, tanto homens, quanto mulheres, não sabemos dos nossos direitos e é nesses momentos que as pessoas tomam esse conhecimento e conseguem tomar algum tipo de atitude, conseguem se encorajar, principalmente para realizar a denúncia. A gente faz com maior amor carinho mesmo, porque sabe que tem resultado positivo”, destaca a delegada Adline Ribeiro.

Os serviços e o atendimento a pessoa que sofre com a violência doméstica vai além da ocorrência policial, segundo a delegada. “A delegacia atualmente tem feito um atendimento extremamente humanizado, com a inauguração da Delegacia da Mulher, com atendimento privativo para as mulheres. Além disso, nós temos lá três projetos, um deles é o ‘Chama a Frida’, que é através de um WhatsApp, onde a mulher consegue mandar uma mensagem para pegar uma orientação, agendar um atendimento. Temos o projeto ‘Elza’ que tem um apoio psicológico às vítimas e também temos o ‘Diálogo sobre masculinidades’, que atinge o público masculino, são homens que cometeram violência doméstica e estão lá para se conscientizar do que eles fizeram para que não façam mais”.

A coordenadora e enfermeira da ESF, Lesllye Gomes, ressalta que o posto de saúde é a porta de entrada para estes casos e que pensando nisso, palestras como a realizada hoje trazem conhecimento não só para os usuários, como também para a equipe. “O que é preconizado pela atenção primária, que somos nós do postinho, que nós somos portas de entrada de 85% das demandas, mas eu considero que somos 100%, porque aqui é um momento que toda a população vem trazer suas angústias então o primeiro acolhimento sempre é da ESF. A delegada explicou coisas que nós não tínhamos noção e a população que estava aqui assistindo, ficou muito interessada, anotou o número da Frida, entendeu os tipos de violência e também como poder ajudar caso ela saiba de alguém que esteja sofrendo violência. A partir de hoje, a minha equipe espera poder contar com essa parceria, que quando vier essa mulher procurar o setor da atenção primária, a gente já sabe orientar, acolher e direcionar de uma forma melhor”.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *