Cruzeiro volta a receber Atlético-MG no Independência após 11 anos

Após 11 anos, o Cruzeiro volta a ter o Independência como casa em uma temporada. E o tempo é o mesmo em que o time não manda um clássico contra o Atlético-MG no estádio. Os times duelam nesta segunda-feira, às 20h (de Brasília), pela quinta rodada do Campeonato Mineiro.

Em 2012, o Independência foi reinaugurado após grande reforma e seria a casa dos times da capital, enquanto o Mineirão passava pelo mesmo processo visando à Copa do Mundo de 2014. O clássico do Estadual foi na Arena do Jacaré, e o encerramento do primeiro turno do Brasileiro foi o primeiro clássico entre os times no remodelado estádio.

marcado por três expulsões (uma do Cruzeiro e duas do Atlético) e teve emoção até o último lance. O time celeste abriu o placar com Wallyson, e o rival virou com Leonardo Silva e Ronaldinho, já nos acréscimos. Mas, no apagar das luzes, o zagueiro Mateus garantiu o empate de cabeça.

A partir de 2013, o Cruzeiro voltou a ter o Mineirão como casa, mandando jogos no interior do estado e no Independência em períodos pontuais. Assim, disputou diversos clássicos contra o Atlético no estádio da Região Leste de BH, mas sempre como visitante. Período que teve jejuns, mas também capítulos alegres para o clube. Atualmente, são cinco jogos sem vencer o adversário no estádio, com quatro derrotas e um empate.

No total, foram 20 partidas no estádio, desde 2012, com quatro vitórias, cinco empates e 11 derrotas. O maior jejum cruzeirense foi justamente no período inicial, quando ficou nove jogos sem vencer no estádio. A primeira vitória foi na 6ª rodada do Brasileirão de 2015, por 3 a 1. Os gols foram de Marquinhos, Gabriel Xavier e Jemerson (contra).

No ano seguinte, duas vitórias importantes do Cruzeiro sobre o maior rival jogando no Independência. No Mineiro, Rafael Silva, questionado pela torcida, marcou gol da vitória por 1 a 0 e comemorou imitando uma galinha, em provação ao Atlético. No Brasileirão, mesmo com três expulsos, o time treinado por Paulo Bento venceu por 3 a 2, gols de Duvier Riascos, Alisson e Bruno Rodrigo.

A última vitória cruzeirense em clássicos no estádio foi em 4 de março de 2018, pelo Mineiro, com gol solitário do centroavante Raniel. Na finalíssima de 2019, o empate por 1 a 1, com gol de Fred, garantiu o título à Raposa, que vencera a ida por 2 a 1, no Mineirão. Aquele foi o último título estadual do clube.

Informações GE

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *