Dia Mundial do Rádio: músicas internacionais predominam no Brasil

Rádio digital, Rádios EBC,Rádio AM celular

As músicas estrangeiras predominaram entre as mais tocadas nas rádios brasileiras nos últimos dez anos. A conclusão está em levantamento do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), que fez a análise em homenagem ao Dia Mundial do Rádio, celebrado neste domingo (13/02).

O estudo considerou apenas as emissoras em dia com o pagamento de direitos autorais ao Ecad nos últimos 10 anos. O levantamento constatou diferenças regionais na preferência pelas músicas.

Na Região Nordeste, houve divisão igual entre canções nacionais e estrangeiras. Entre as 10 músicas mais tocadas, cinco foram brasileiras. Na outra ponta, está o Sudeste, onde apenas uma canção nacional entrou no ranking.

No Centro-Oeste, a lista das dez músicas mais executadas teve seis internacionais e quatro nacionais. No Sul, a proporção ficou em sete canções estrangeiras e três brasileiras no top 10. A Região Norte teve oito internacionais e duas nacionais entre as dez mais tocadas.

A canção nacional que mais conseguiu entrar na lista das dez mais executadas foi Flores em Vida, interpretada por Vanessa da Mata, que entrou no ranking das regiões Centro-Oeste, Norte, Sul e foi a mais tocada nos últimos dez anos no Nordeste. O segundo lugar entre as canções brasileiras foi dividido entre as canções Mandou Bem, da banda Jota Quest, e Ai Se Eu Te Pego, de Michel Teló.

A canção Mandou Bem ficou em quarto lugar na Região Centro-Oeste e foi a mais executada no Sul. O hit Ai Se Eu Te Pego obteve o sexto lugar no Centro-Oeste e alcançou a mesma posição no Sul.

Agência Brasil

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *