Secretaria de Saúde lança protocolo de tratamento da Fibromialgia

A manhã desta quarta-feira (12/05), Dia Mundial da Fibromialgia, foi marcada por um novo começo para os pacientes desta doença em Manhuaçu. A Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Saúde lançou o protocolo de tratamento da fibromialgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Este protocolo vai além da medicação e conta com uma equipe de multiprofissionais para atender e auxiliar os pacientes. Estiveram presentes os vereadores Gilson César, Jorge do Ibéria e Gilmar Cabral, a Prefeita Imaculada e profissionais envolvidos no tratamento.

A delegada regional da Anfibro, Lessandra Silva, ressaltou que este é um dia de grande alegria para os portadores dessa doença. “Nós estamos muito felizes com o lançamento desse tratamento. Os fibromiálgicos poderão contar com fisioterapeutas, educador físico, reumatologista, neurologista e demais profissionais que para quem tem fibromialgia necessita. Nós ainda estamos engatinhando nesse projeto, mas nós acreditamos que vai dar tudo certo, pode ser que no meio do caminho tenha algumas mudanças, acontecer talvez que tenhamos que tomar novos rumos, mas eu acredito que vai ser muito bom e que vai vencer”.

O diálogo com os fibromiálgicos foi importante para a elaboração deste tratamento, segundo Ana Lígia de Assis Garcia, Secretária de Saúde. “Mantivemos um escuta atenta às questões levantadas pelos fibromiálgicos. Buscamos ajuda de vários profissionais para elaborar este protocolo de atendimento, que será muito importante e irá além da medicação. Sabemos que o dia-a-dia destas pessoas tem desafios muito grandes, mas estamos aqui para ajudar e tratar desta doença, em conjunto com cada uma delas”, destaca Ana Lígia.

A Prefeita Imaculada também esteve presente no lançamento do protocolo e disse que desde o primeiro instante em que foi solicitado esse atendimento, pediu a Secretaria de Saúde que desse uma atenção a essa questão. “Sabemos que na administração pública as coisas não acontecem da noite para o dia, tudo tem o seu tempo de elaboração e sobre este protocolo não foi diferente. Sabemos das lutas de cada um de vocês contra essa doença e hoje estamos aqui lançando este tratamento, com vários profissionais, para dar dignidade a vocês. É uma dia de muita alegria para nós e creio que para vocês também”.

O protocolo

O protocolo de tratamento da fibromialgia trata-se de uma política pública de atendimento ao paciente portador da doença. O protocolo prevê diagnosticar os pacientes logo nos primeiros atendimentos.
O protocolo prevê ainda a oferta de tratamentos não farmacológicos, a utilização de medicações que são fornecidas via SUS, medicações do componente especializado – VIA GRS e medicações para casos refratários, aqueles casos que as outras tentativas de tratamento não são eficientes, tudo de forma gratuita.

A Fibromialgia

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a Fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia ocorre com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *