Manhuaçu: Combate à Violência e Exploração Sexual Infantil

exploracaosexual-forum-2Todos os dias é tempo de combater a violência e a exploração sexual infantil, mas desde o ano 2000, quando foi aprovada a Lei Federal nº. 9.970, o dia 18 de maio ficou estabelecido como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A lei foi motivada pelo “Caso Araceli”, ocorrido no dia 18 de maio de 1973, quando uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinado no Espírito Santo. Para promover a data, o CMDDCA – Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – está promovendo uma semana de palestras e ações sobre o tema.

Na noite da terça-feira, 12/05, a Escola Estadual Renato Gusman, no Bairro Bom Jardim, foi palco de abertura da programação. Alunos, professores, funcionários e comunidade, assistiram à palestra, ministrada pela psicóloga e coordenadora do CAPSi, Núbia Batista, e do presidente do CMDDCA, Vagner Caldeira, que abordaram o tema destacando a diferença entre abuso e exploração sexual, como denunciar e como identificar uma vítima, já que esse é um crime que na maioria das vezes não deixa marcas visíveis.

Para a diretora da escola, Maria da Penha Knupp, com mais de 35 anos de magistério, esse é um tema importante a ser levado para espaço educacional. “É um tema muito importante e oportuno para a comunidade escolar. A pessoa que detém o conhecimento está armada e munida de defesa pra ela e quem está ao lado dela, no caso a família” – pondera a diretora, lembrando que na grande maioria dos casos de exploração e abuso, a criança está estudando.

As ações da semana de combate à violência e exploração sexual infantil seguem por toda semana. No dia 14, às 19h, a palestra é para alunos, funcionários e comunidade da Escola Estadual Ana Mendes Pereira Dutra, do Distrito de São Pedro do Avaí, e acontece no salão paroquial. No dia quinze de maio, a parceria entre o Governo de Manhuaçu, por meio de diversas secretarias, Conselho, Polícia Militar e Polícia Civil, promove uma blitz na região da rodoviária, a partir das 22h.  No dia “D”, dia 18, é a vez da Escola Municipal Eni Alves Nogueira, no Distrito Palmeiras, receber a palestra que começa às 19h, encerrando a programação.

O presidente do Conselho chama a atenção de todos, pois essa é uma luta da sociedade, que deve proteger suas crianças e adolescentes. A semana de combate à violência e exploração sexual infantil é mais uma forma de conscientizar sobre a importância de denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil. “Nós temos de combater, e combater com veemência esse crime” – enfatiza Caldeira.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *