SAAE oferece curso sobre perdas de água e utilização de geofone para funcionários

geofone-saae geofone-saae-2
<
>

Com o objetivo de aperfeiçoar a qualidade dos serviços prestados e reduzir progressivamente o índice de perdas de água nas redes de abastecimento, o SAAE Manhuaçu promoveu nesta semana, o treinamento teórico e prático de utilização de Geofone para funcionários.

Além do treinamento, foi elaborado um procedimento de utilização do aparelho, a fim de organizar a rotina de trabalho, e definir os profissionais habilitados para executar as pesquisas de vazamento.

Mas, o que é um Geofone?

O Geofone é um amplificador eletroacústico, ou seja, um aparelho constituído de microfones que tem a função de detectar vazamentos, para posterior reparo nas redes.

O equipamento conta com um sistema de localização acústica que detecta vazamentos em tubulações localizadas dentro de estruturas ou no subsolo.

Com tecnologia de ponta para dar medições precisas e captar ruídos que são transmitidos ao operador, o Geofone foi criado especialmente para atender encanadores, prestadores de serviços de localização de vazamentos de água não visíveis, técnicos e profissionais da área em geral.

Devido a seus ótimos resultados, a utilização da ferramenta se expande a cada dia e é considerada, atualmente, a melhor maneira de detectar vazamentos no mercado.

Perdas de água

Em um sistema público de abastecimento de água, a ocorrência de perdas de água seja ela por hidrômetros obsoletos, utilização de materiais inapropriados e vazamentos nas tubulações representam um grande problema para a companhia de saneamento.

Os prejuízos são muitos:

-Danos ao patrimônio público ou privado, pela degradação do sistema viário e comprometimento das edificações devido a infiltrações de água;

-Custos elevados da companhia para buscar cada vez mais distante mananciais para suprir o abastecimento da população;

-Custo elevado com manutenção devido à utilização de materiais obsoletos;

-Prejuízos à imagem da companhia de saneamento perante a comunidade.

Segundo o diretor do SAAE, Luiz Carlos de Carvalho, o treinamento tem como objetivo evitar grandes perdas que estejam relacionadas às redes. “Alguns problemas nas redes de abastecimento de água distribuídas por toda a cidade são facilmente detectáveis, outras não são visíveis, seja por estarem enterradas ou por não possuírem grandes proporções. Dessa forma, é preciso aprimorar essa investigação com o auxílio do equipamento.”

Ainda, de acordo com Luiz, o trabalho visa apresentar métodos, materiais e procedimentos para melhoria no sistema, com metodologias mais utilizadas no mercado.

Assessoria de Imprensa- SAAE Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *