Manhuaçu: Prefeitura irá instalar sistema de monitoramento de cheias dos rios

monitoramento1 monitoramento2
<
>

O município de Manhuaçu há anos sofre com as inundações dos rios que cortam a cidade, que se intensificaram com o avanço do aquecimento global e a ação do homem, causando prejuízos à população e à economia local. Com intenção de minimizar estes danos, a Prefeitura de Manhuaçu irá instalar um sistema de monitoramento dos Rios Manhuaçu e São Luiz, onde a população poderá acompanhar por meio do site oficial as câmeras que serão instaladas.

O sistema foi apresentado hoje (25/01) pelo professor Ruibran do Reis a equipe que compõe o Plano Municipal de Contingência das enchentes de Manhuaçu (PLANCON) e a representantes do legislativo. Estiveram presentes; Prefeita Imaculada; Maria Tereza Nacif, coordenadora da Defesa Civil Municipal; Carlos Augusto Nacif, secretário de planejamento; Paulo Ferraz, secretário de obras, Eleni de Jesus, secretária do trabalho e desenvolvimento social; Kilder Perígolo, diretor do Samal; Tenente Flávio Mota, comandante do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu; Tenente Suelen Mafra, representando o 11º Batalhão da Polícia Militar; e os vereadores Antônio Dutra, Cléber Benfica e Rodrigo Júlio Santos.

“Olha é um momento importante para Manhuaçu, porque nós sabemos do sufoco que é quando as águas começam a subir e as pessoas ficam apavoradas sem saber o que fazer. A gente sabe do tamanho do prejuízo que a cidade tem tomado ao longo dos anos com essas enchentes, por isso o vereador Antônio, por meio de emenda impositiva, indicou para que a gente pudesse trabalhar em alguma coisa para amenizar esse problema. Isso vai facilitar muito a vida das pessoas que estão na beira do rio. As pessoas vão ter condições de monitorar o nível do Rio de Manhuaçu e monitorando, terão condições de salvar o seu patrimônio para evitar tantas perdas, igual teve nos últimos anos”, comemorou a Prefeita Imaculada.

O monitoramento será feito inicialmente por meio de duas câmeras, que serão instaladas em Ponte do Silva e em Manhuaçu, com transmissão online 24 horas e disponibilizado no site da prefeitura, réguas que possibilitaram a medição do nível das águas, além de outros mecanismos que trarão mais informações e a participação da população, como explica o professor Ruibran do Reis. “Nós precisamos ter no município uma Coordenadoria Municipal de Defesa Civil super atuante, pelas informações que nós tivemos da prefeita, ela vai intensificar mais esse apoio a Coordenadoria Municipal. Vamos fazer uma revisão no plano de contingência, vamos trabalhar junto com a Vininha nesse sentido. Há também a previsão de nós fazermos ao longo do ano um simulado com a comunidade, isso é muito importante também para saber o que fazer em caso de inundação, trabalhando com a comunidade as informações. Vai ter também um modelo de previsão do Rio Manhuaçu, então com isso a comunidade vai saber com bastante antecedência, qual vai ser a altura que o rio vai atingir nas próximas horas ou nos próximos dias”.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *