Conselheiros de Saúde aprovam transformação da UPA em Hospital Municipal de Manhuaçu

DSC05856 DSC05859 DSC05862
<
>

Em mais uma reunião do Conselho de Saúde de Manhuaçu, diversos temas foram discutidos e aprovados pela plenária que se encontrou no auditório da Secretaria Municipal de Saúde na sexta-feira, 28/06, dentre eles, a criação do Hospital Municipal de Manhuaçu, onde continuará funcionando o pronto atendimento.

O primeiro tema abordado foi a apreciação do Projeto de Lei solicitando autorização para a efetivação de 8 auxiliares de enfermagem contratados da UPA que já fazem parte da lista de concursados. Os conselheiros aprovaram.

Em seguida outro assunto ligado a funcionários da UPA. Foi analisado Projeto de Lei que autoriza a mudança da carga horária de 20 para 40 horas semanais de funcionários de nível técnico, médio e elementar, sendo que os mesmos não receberão mais horas extras e sim uma gratificação de 30% para evitar perda considerável nos vencimentos. Também houve a aprovação da Plenária do Conselho de Saúde.

Hospital Municipal de Manhuaçu

A Secretária de Saúde Dra. Karina Gama dos Santos Sales explicou o Projeto de transformação da UPA  em Hospital Municipal de Manhuaçu (Clínica Geral), tendo em vista os serviços de internação que já são prestados pela unidade e por conta do não recebimento de recursos da Ministério da Saúde uma vez  que a UPA não atende mais às especificações físicas/estruturais necessárias para tal. Atualmente, a despesa com os serviços prestados pela UPA à pacientes de Manhuaçu e região chega a cerca de 700 mil reais/mês, totalmente arcados pelo município. Com a mudança de UPA para Hospital o município terá a oportunidade de receber recursos para minimizar a situação financeira, sendo possível a manutenção dos serviços, sem os quais o município não suporta mais. Como todo o processo se dará foi explicado aos conselheiros pela Secretária de Saúde. Os conselheiros aprovaram, embora alguns  entenderem que devido à complexidade do assunto, deveriam estudar um pouco mais o projeto antes de votar.

Habilitação da Neurocirurgia no HCL

Conselheiros foram informados pela Secretária Karina Gama, sobre a habilitação/credenciamento do Setor de Neurocirurgia do Hospital César Leite junto ao Ministério da Saúde, serviços estes que já eram prestados pela unidade mesmo sem receber os recursos devidos. Karina Gama detalhou todo o esforço da atual gestão desde 2017 para esta regularização, com total dedicação da pasta e da prefeita Cici Magalhães e diversos outros contribuintes para a finalização do processo de credenciamento. Todos foram agradecidos.

Reformas e obras

Foram apresentadas as diversas reformas e melhorias feitas em várias unidades de saúde de Manhuaçu coordenadas pelo setor de compras da secretaria, além da finalização da unidade do bairro São Vicente e da continuidade da construção das unidades de Santo Amaro de Minas, Vilanova, Santa Luzia, Dom Corrêa, Posto de Atendimento de Manhuaçuzinho, farmácia do SUS no Bom Pastor e sede administrativa no bairro Todos os Santos, etc.

Já na parte final da reunião, o conselheiro Fernando Rocha de Jesus apresentou a necessidade da confecção de uma nova resolução para reformulação do quadro de vagas na Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT), bem como uma reformulação do cronograma de encontros da mesma que se reúne às terceiras segundas-feiras de cada mês na sala do Conselho de Saúde, no bairro Todos os Santos, às 09h00.

Outras notícias do Conselho de Saúde de Manhuaçu podem ser encontradas no blog cmsaudemanhuacu.blogspot.com

Informações Assessoria do CMS Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *