Delegados de Manhuaçu participam da 9ª Conferência Estadual de Saúde

Durante 3 dias, 25 a 27/06, delegados eleitos na plenária municipal para a 9ª Conferência Estadual de Saúde 2019, participaram do evento em Belo Horizonte, debatendo o tema “a Democracia e saúde: saúde como um direito, consolidação e financiamento do SUS”. Estiveram presentes os delegados Carmem Schwenck, Benoni da Paixão,  José Garcia, Chardson Paixão, Dilson Dias Dutra e Maria de Fátima Mayrinck (foto). José Garcia foi eleito para a etapa nacional em Brasília.

O evento é realizado pelo Conselho Estadual de Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) a cada quatro anos, com a representação de vários segmentos sociais a fim de avaliar a situação da saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde estadual de acordo com as necessidades encontradas.

Encerramento

A plenária para votação das propostas para a saúde pública de Minas Gerais abriu o último dia da 9° Conferência Estadual de Saúde. Na quinta-feira (27/6), 524 delegados se reuniram  definiram as propostas que contribuirão para a elaboração do Plano Estadual de Saúde, que terá exercício de quatro anos. Entre todas as propostas apresentadas, as cinco mais votadas também serão levadas para 16° Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá em Brasília, entre os dias 4 e 7 de agosto.

“A nossa conferência é fundamental para a qualificação e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Após esses três dias de trabalho intenso, podemos dizer que a expectativa é de que possamos levar as melhores propostas para a Conferência Nacional de Saúde”, explicou o subsecretário de Gestão Regional de Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Darlan Thomaz Pereira.

O vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves da Silva, destacou que a conferência contou com a representação de diferentes segmentos, como usuários, trabalhadores e gestores. “Mais de 1,5 mil pessoas passaram pela conferência ao longo desses três dias. Inclusive, foi aberto espaço para a população participar, seja como convidado ou observador. Além disso, vale lembrar que, para possibilitar a apresentação das prioridades na área da saúde em Minas, mais de 450 conferências municipais e dez conferências livres foram realizadas”, afirmou Ederson Alves.

Esta edição também contou com um espaço para crianças, assegurando a inclusão de mais mulheres no evento, garantindo a participação efetiva de conselheiras, voluntárias e trabalhadoras.

Luiz Nascimento, informações CES/SES Minas Gerais

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *