Delegacia Virtual da PC de MG completa 4 anos com 860 mil registros

A Delegacia Virtual da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) completou no último dia 30 de abril, quatro anos de funcionamento, atingindo a marca de 860.000 registros de ocorrências. Destes, 577.326 são de Extravio de Documentos, 228.285 de Acidente de Trânsito Sem Vítima, 46.501 de Extravio de Objetos Pessoais, 5.191 referentes a Dano e 2.204 a Comunicação de Pessoa Desaparecida. O serviço foi inaugurado em 2014 e, desde então, tem diminuído o número de registros presenciais feitos nas delegacias e nos postos de atendimento da Polícia Militar, reduzindo, assim, o tempo de espera para registro das demais ocorrências nas unidades policiais.

Segundo o Coordenador de Sistemas da Superintendência de Informações e Inteligência Policial (SIIP), o Delegado Breno Azevedo de Carvalho, a Delegacia Virtual, nestes quatro anos, representa celeridade e comodidade para o cidadão, que pode registrar de casa ou do trabalho as ocorrências no ambiente virtual. O impacto para o Estado também é altamente positivo, sob o ponto de vista financeiro. Segundo estudos da empresa de Consultoria Ernst & Young, com a iniciativa, o Estado, além de combater a subnotificação de registros, já gerou uma economia de R$ 18 milhões de reais aos cofres públicos, afirma Carvalho.

A Delegacia Virtual é um serviço de solicitação de registro de ocorrências, disponível para computador e celulares, que permite ao cidadão registrar ocorrências de Acidente de Trânsito Sem Vítima, Desaparecimento e Localização de Pessoas Desaparecidas, Danos Simples, e Perda de Documentos e Objetos Pessoais, para fatos ocorridos em Minas Gerais, no prazo de até 30 dias.

Entenda como funciona a Delegacia Virtual

Com acesso por meio do endereço delegaciavirtual.sids.mg.gov.br, a Delegacia Virtual tem links de atalho também nos sites da Polícia Civil de Minas Gerais e do Detran/MG.

O registro de ocorrências na Delegacia Virtual é feito por meio do preenchimento de formulários que são apresentados, gradativamente, na tela. Após o envio dos dados ao sistema, a ocorrência passará por uma triagem. Em até 15 minutos será emitida uma mensagem, informando o número do Reds (Registro de evento de defesa social, antigo boletim de ocorrência), bem como a forma de acessá-lo no site do Sistema Integrado de Defesa Social (Sids), para imprimi-lo.

O documento poderá ser usado para fins de acionamento da seguradora, comprovação de extravio de documentos e outros fins. Uma equipe de policiais e analistas trabalha em esquema de plantão, na sede da SIIP, atuando 24 horas na triagem dos registros recebidos.

Informações PC

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