Emoção: Manhuaçu realiza sorteio de casas do “Minha Casa Minha Vida”

casapropria1 casapropria2 casapropria3
<
>

“É um momento marcante para a administração e para a vida dessas pessoas contempladas no sorteio. Conhecemos a história de todas e sabemos da luta dessas famílias. Na gestão pública, 95% são problemas. Mas os 5% de alegrias são muito gratificantes para nós. Tive a oportunidade de conversar com algumas pessoas, abraçar e ver a emoção de quem teve o sonho da casa própria realizado”.

Com essas palavras, a prefeita de Manhuaçu, Cici Magalhães abriu seu discurso dando boas vindas e parabenizando as 288 famílias que foram contempladas no sorteio da Caixa Econômica Federal, em parceria com o Governo Federal, dentro do programa de habitação “Minha Casa, Minha Vida”. O evento, que reuniu centenas de manhuaçuense previamente cadastrados, foi realizado no estádio JK, durante toda esta sexta-feira (23).

No total, foram 385 famílias pré-selecionadas para o sorteio. Pelo menos 288 já foram contempladas no primeiro sorteio e devem ter acesso á nova moradia no final do ano de 2018. “Não faltarão esforços da administração para conseguirmos mais casas para a nossa população. Vamos estender, se assim for possível, também para os funcionários públicos que não possuem moradia própria. Nossa luta será constante”, completou a prefeita de Manhuaçu, Cici Magalhães.

Autoridades públicas e civis, além da população em geral e a imprensa da região, participaram do evento. A secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Giuzaina Gregório, reiterou que o sorteio é um momento muito especial para o município. “A população compareceu e participou conosco. Nos emocionamos juntos, pois acompanhamos todo o processo de perto. O momento é de agradecer ao empenho da prefeita Cici Magalhães e á todas as secretarias parceiras, que uniram esforços e contribuíram”, explicou a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social.

Os critérios para escolha das famílias pré-selecionadas a participarem do sorteio foram definidas pelo Governo Federal e o Governo Municipal. Por exemplo, foram levadas em consideração famílias que moram em áreas de risco ou locais insalubres, famílias com mulheres responsáveis pela manutenção familiar, famílias com deficientes físicos e com idosos como responsável pela manutenção familiar.

A família também precisava estar residente em Manhuaçu por pelo menos cinco anos, famílias beneficiadas por programas do Governo Federal, como o Bolsa Família e o Benefício da Prestação Continuada (BPC), e famílias com filhos de idade inferior á 18 anos.

No total, foram 385 famílias aptas a participar do sorteio. Foram contempladas 288 famílias. Os critérios do sorteio foram definidas pelo Governo Federal e a Caixa Econômica.

SONHO DA CASA PRÓPRIA

A primeira contemplada no sorteio foi a senhora Elza Alves de Oliveira, moradora do bairro Catuaí. Com 78 anos, ela nunca perdeu as esperanças de um dia poder pisar em sua casa própria. “É um sonho realizado. Estou muito feliz, graças a Deus. Depois de tanto tempo, vou poder ter o meu cantinho”, comemorou dona Elza.

Muito emocionada, dona Joana D’Arc Lacerda chorou muito ao receber a notícia de que havia sido contemplada. “É uma emoção muito grande que estou sentindo. Não tenho nem palavras para descrever. Tenho quatro filhos e moro de aluguel. Essa casa chegou numa hora certa. Só tenho que agradecer a Deus por isso. É benção pura tudo isso!”, disse dona Joana.

Dona Elci Jacinto da Silva também se emocionou e contou o drama que passa atualmente com sua moradia. “Minha casa está com várias infiltrações e goteiras. Chovia mais dentro que fora de casa. Tenho muitas dificuldades. Meus filhos estavam dormindo no chão, no meio da água. Mas Graças a Deus, e coma intercessão de Nossa Senhora Aparecida, vamos ter mais dignidade para morar daqui pra frente”, se emocionou Elci.

Outra contemplada, dona Leidimar de Souza fala em “vida nova” a partir de agora. “Tenho cinco pessoas na família. A minha filha mais nova tem cinco anos. Com certeza, estamos realizando um sonho antigo com isso”, finalizou.

Informações SCS – Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *