Manhuaçu: Farmácia do SUS atende em novo horário

Entregar remédios gratuitos de mais de 150 especialidades médicas para 100% da população de Manhuaçu. Esta é a missão da Farmácia do SUS, órgão considerado o coração da Saúde Pública Municipal. Com mais de 400 atendimentos diários somente na central, localizada no antigo Hospital Evangélico, e milhares de usuários atendidos nas dezenas de Estratégias Saúde da Família (ESFs), o objetivo dos funcionários é promover saúde, ajudando no alívio e controle de doenças através dos remédios que contemplam a Relação Municipal de Medicamentos (Remume).A Farmácia do SUS funciona de segunda à sexta-feira, nos horários de 07h às 15h30 até quinta-feira e 08h às15h30 na sexta-feira.

De acordo com o farmacêutico Flávio Reis de Abreu, que é um dos cinco profissionais responsáveis pela gestão da Farmácia do SUS, a unidade está dividida em programas de atendimento às linhas definidas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde. Dentro deles estão saúde mental, atenção básica, unidade de pronto atendimento e, principalmente, a cobertura dos programas de medicamento estratégico, que têm alto custo. “Fazemos todo o processo, via Gerência Regional de Saúde (GRS) Manhumirim. Além disso, atendemos em programas estratégicos que contemplam doenças como hanseníase, tuberculose e o DST Aids. Esta última, aliás, tem abrangência regional, ou seja, temos paciente de Manhuaçu e de outros municípios”, completou o farmacêutico.

A Farmácia do SUS tem interface com todas as unidades de saúde do município, seja na entrega de medicamentos, ou na orientação de uso. Sem o abastecimento dos remédios por parte da farmácia, os conhecidos “postinhos” não teriam condições de distribuir os medicamentos aos usuários. “Vale destacar que todos os medicamentos são distribuídos de forma gratuita. Basta que o paciente se apresente na Farmácia do SUS, ou em qualquer unidade pública de saúde do município de abrangência da área onde mora, apresentando receita do SUS, o cartão e um documento de identidade que ele será atendido”, explicou Flávio.

O atendimento é feito centralizado na Farmácia do SUS, que fica no antigo Hospital Evangélico, e também nos Postos de Saúde dos bairros e distritos de Manhuaçu. Os medicamentos distribuídos fazem parte da Relação Municipal de Medicamentos (Remume), que contém pelo menos 150 remédios de diversas especialidades, incluindo os da área hospitalar. “Os medicamentos de maior demanda são os das unidades básicas, como os de diabetes e hipertensão, e da saúde mental, como clonazepam e diazepam. Outros também como omeprazol e sinvastatina também têm muita demanda”, informou o farmacêutico.

Ciente da importância da distribuição de medicamentos em Manhuaçu, Flávio afirma que o trabalho vem sendo realizado da melhor maneira possível dentro da realidade oferecida pela estrutura municipal física e de funcionários. Porém, projetos futuros contemplam uma nova Farmácia do SUS com mais espaço, principalmente para estoque dos remédios, e para melhor atender ao usuário.

“Sabemos das nossas responsabilidades junto à população de Manhuaçu e que devemos melhorar cada vez mais o atendimento ao usuário. Pensando nisso, devemos fazer ampliação dos guichês e outras melhorias físicas no local. Tudo isto está alinhado com a proposta do nosso secretário de Saúde, José Rafael de Oliveira Filho, para que possamos atender os pacientes com mais qualidade”, concluiu Flávio.

Com a Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *