Luisburgo é referência em conservação do meio ambiente e das estradas

luizburgo1 luisburgo3 luisburgo2
<
>

Uma comitiva com representeastes das cidades de Vieiras e Miradouro visitou Luisburgo no intuito de conhecer o trabalho desenvolvido pela administração municipal, na utilização e conservação das caixas de contenção e compensação na usina de triagem e compostagem de lixo. Estiveram na cidade Marco Aurélio dos Santos Silva, vice Prefeito de Miradouro, Fabrício Coelho de Oliveira, assessor Técnico do mesmo município, Luiz Carlos de Carvalho, secretário de Agricultura e Meio Ambiente e Marcos da Silva Pereira, secretário de Obras, ambos do município de Vieiras. Eles foram acompanhados pelo secretário de obras Amintas Borel, o encarregado de obras Márcio Jose Damasceno, a bióloga Luziana Portilho, Cláudio encarregado da usina de lixo, todos de Luisburgo. Renato Gomes do Instituto Estadual de Flores-IEF coordenou a visita técnica.

A primeira parada foi na usina de triagem e compostagem de lixo. Lá a comitiva pode conhecer um projeto que deu muito certo. É o reflorestamento de locais onde foram feitas valas para soterramento dos rejeitos não aproveitados no processo de beneficiamento do lixo. “Desenvolvemos um grande projeto ambiental na usina e uma das iniciativas é o reflorestamento desses terrenos que já foram utilizados para descarte e estavam inutilizados. Com a ajuda das equipes da secretaria de obras, transportes e da usina, plantamos mudas de árvores nativas. Isso despertou a atenção das cidades de Vieiras e Miradouro, que tem mandado representantes à Luisburgo para estudar esse modelo para introduzir nos seus municípios” – disse Luziana Portilho, Bióloga da Prefeitura de Luisburgo.

Após registrar por meio de fotografia e anotações o que é feito na usina de triagem e compostagem, a comitiva visitou alguns trechos de estradas rurais. Nesses locais foram construídas as caixas de contensão. Esse dispositivo tem a função captar a água das chuvas e evitar que a enxurrada desça pela pista, provocando a erosão e os buracos, além de reter a água para manter o solo irrigado. De tempo em tempo essas caixas tem que receber manutenção, processo feito por meio de máquinas, para garantir que estejam limpas quando o próximo período chuvoso chegar. É um mecanismo adotado por muitos municípios para garantir a conservação das estradas. Luisburgo conta com caixas de contensão em quase todos os trechos da sua grande malha viária. “Essa troca de informações é importante e por isso promovemos essa visita técnica. O reflorestamento de áreas degradas, bem como a conservação de nascentes são iniciativas que o IEF incentiva” – afirmou Renato Gomes, analista ambiental do IEF.

Luisburgo está iniciando também um projeto de coleta de resíduos sólidos e uma nova etapa do projeto conservação de nascentes. A participação de todos os munícipes vai ser de fundamental importância para o desenvolvimento dos mesmos. Ser referência em conservação e preservação do meio ambiente é uma das metas da administração do prefeito José Carlos Pereira. A visita técnica da comitiva de Vieiras e Miradouro mostra que esse objetivo já está sendo alcançado.

Informações Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Luisburgo

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *