ESF Bairro Ponte da Aldeia mobiliza famílias em ação comunitária

esf-poa-1 esf-poa-2 esf-poa-3 esf-poa-4 esf-poa-5 esf-poa-6 esf-poa-7 esf-poa-8 esf-poa-9Os moradores do Bairro Ponte da Aldeia participaram ativamente das atividades promovidas pela ESF do bairro, como forma de realizar trabalho de conscientização às mulheres, sobre a prevenção do câncer de mama. Durante todo o período de atendimento, as pessoas que compareceram à unidade saúde puderam fazer o pedido de mamografia, atendimento médico, glicose e aferição da pressão arterial. Ao lado, uma equipe da Vigilância Ambiental também esteve participando, passando informações sobre os casos de doenças, como a Dengue. Também uma amostra de vetores, animais que provocam picadas foram expostos, para despertar o interesse dos participantes.

A ação faz parte da campanha do Outubro Rosa, atualmente difundida em diversos lugares, e tem ganhado a adesão de toda a sociedade. Para motivar a participação da família, a equipe do ESF também realizou em espaço aberto, ações alusivas ao dia da criança. Pula-pula, corrida de saco, bola na boca do palhaço, além de distribuição de guloisemas para as crianças ficarem bem à vontade.

A Secretária Municipal de Saúde, Dra.Karina Gama dos Santos Sales esteve na ESF, acompanhada da prefeita Cici Magalhães e da coordenadora das ESFs e Atenção Primária à Saúde, Marizy Vasconcelos. Cici Magalhães ficou maravilhada, ao conversar com as pessoas ali presentes, receber os cumprimentos e tomar conhecimento da atuação e o desempenho da equipe da ESF do Bairro Ponte da Aldeia, que atende mais de 3.500 pessoas. Disse ainda que a iniciativa foi plausível por parte de todos que envolveram na ação e mobilização de toda a comunidade. “A motivação da coordenadora, dos agentes comunitários e Endemias é algo imprescindível. Isso faz a diferença”, disse Cici Magalhães.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Karina Gama dos Santos Sales, a equipe da ESF Ponte da Aldeia demonstrou entusiasmo desde o início. De acordo com a Secretária, todo o esforço tem valido a pena, para o sucesso do trabalho. “A gente percebe a empolgação dos profissionais, que abraçaram a causa com determinação. Isso demonstra o carinho e a responsabilidade de cada profissional”, observou Dra. Karina Gama dos Santos Sales.

A enfermeira chefe da ESF do Bairro Ponte da Aldeia, Carla Mendes Queiroz Silva, disse que o resultado valeu a pena pelo dia especial,que serviu para orientar a importância do preventivo e sobre o câncer de mama. Para Carla Queiroz, o trabalho de equipe foi fundamental para o sucesso. “A participação de todos os moradores, colaboradores e o apoio da Secretaria Municipal de Saúde também foi importantíssimo. Nosso trabalho só avançará com a participação de todos”,disse Carla Mendes Queiroz Silva.

Assessoria de Comunicação da SMS Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *