Saúde mental no foco da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do HCL

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) do Hospital César Leite teve como foco o bem-estar e a saúde mental do trabalhador. Os eventos foram realizados com palestra e teatro no auditório do hospital neste mês de Maio.
Aberta com a presença do Provedor Sebastião Onofre Carvalho e membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), essa foi a décima edição da SIPAT. O chamado “Café com o provedor” trouxe a palavra de incentivo e apoio da direção do HCL para a realização dos eventos e a preocupação com o bem estar dos colaboradores.
A escolha do tema relacionado a bem-estar e saúde mental foi determinada pela demanda verificada no dia a dia. “Sabemos que o trabalhador precisa estar bem consigo mesmo, inclusive na vida pessoal, para que possa desempenhar bem as funções e lidar com os desafios e a pressão do trabalho. A gente percebe que cuidar da saúde mental do colaborador tem que ser também uma preocupação da empresa e colocar o tema em discussão é uma maneira de começar esse trabalho”, defende o provedor Sebastião Onofre.
No primeiro dia, foi realizada ainda uma palestra com a Professora Kilza Horst sobre “Saúde Mental no ambiente de trabalho”.
Como forma de envolver a participação dos colaboradores de diferentes turnos, o HCL promoveu uma palestra especialmente preparada e interpretada pelos membros da CIPA com o tema “Fatores que interferem na saúde mental no ambiente de trabalho”. Os “atores do HCL” fizeram a apresentação de várias situações vivenciadas pelos funcionários. A estratégia de utilizar o teatro e a música como forma de orientação tem sido um modelo eficiente na SIPAT.
A presidente da CIPA, Elohá Christina, agradeceu o comprometimento de todos os membros da comissão e do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) para a realização dos eventos. Ela também elogiou a excelente participação dos colaboradores da família HCL.
“As ações de orientação e prevenção são constantes, mas a semana é uma instância ideal para promovermos as iniciativas de melhoria necessárias ao ambiente de trabalho. O resultado foi excelente com a participação de todos”, diz.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *