I Conferência Estadual de Vigilância em Saúde chega ao fim com a definição das propostas prioritárias

conferencia-vigilanciaemsaude-3 conferencia-vigilanciaemsaude-4conferencia-vigilanciaemsaude-2 conferencia-vigilanciaemsaude-mgNa quinta-feira (28/09), chegou ao fim a I Conferência Estadual de Vigilância em Saúde, com a realização da plenária de votação, que tem por objetivo definir as propostas prioritárias elaboradas a partir dos trabalhos em grupo.

Promovida pelo Conselho Estadual de Saúde de Minas (CESMG) e pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a Conferência, realizada em Belo Horizonte nos dias 27, 27 e 28/9, buscou propor diretrizes para a criação de uma Política Nacional de Vigilância em Saúde. Representaram Manhuaçu Maria Cristina Caldeira Duarte, Diretora de Vigilância em Saúde do município e os conselheiros de saúde Jadir Nunes do Carmo e Gleisa Otoni Dutra.

De acordo com o Subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde da SES-MG, Rodrigo Said, “esse é um momento muito rico para a saúde pública, uma vez que se tem a possibilidade de debater propostas para a construção e implantação de uma Política de Vigilância para os municípios mineiros, para o Estado e para o país”.

E para reforçar a importância da atenção à saúde das minorias, este último dia de Conferência contou, ainda, com a apresentação dos índios da etnia pataxó.

Esta etapa estadual foi precedida por etapas municipais, em que foi realizada a eleição das delegadas e delegados representantes.

O Processo de Votação

Antes de dar início à votação, foram lidas as propostas de abrangência nacional e estadual pertencentes a cada um dos seguintes eixos:

Eixo I: O Lugar da Vigilância em Saúde no SUS;

Eixo II: Responsabilidades do Estado e dos governos com a Vigilância em Saúde;

Eixo III: Saberes, Práticas e Processos de Trabalhos e Tecnologias na Vigilância em Saúde;

Eixo IV: Vigilância em Saúde Participativa e Democrática para enfrentamento das Iniquidades Sociais em Saúde.

Após a leitura, cada delegada e delegado, recebeu um aparelho eletrônico por meio do qual foram registrados os votos, podendo ser computado como Sim, Não e Abstenção.

O Vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais e representante do segmento de usuários, pela CUT-MG, Ederson Alves da Silva, foi o responsável por conduzir a votação.

Todas propostas apresentadas ao longo desse processo farão parte do relatório final, mas as 3 mais votadas de cada eixo serão as priorizadas. “Estamos chegando ao final da nossa conferência com grandes debates para uma Política Estadual de Vigilância em Saúde e hoje estamos aqui para eleger as prioridades entre as nossas propostas para o Estado e também para o âmbito nacional”, afirmou Ederson Alves da Silva.

A delegada Otília Maria Melajo, representante do município de Uberlândia, destacou a importância do papel desempenhado pelas pessoas que, assim como ela, foram eleitas para representar seus respectivos municípios nesta Conferência.

“Nosso papel aqui é votar em projetos que possam trazer benefícios, não só para o serviço da vigilância, mas, principalmente para a população dos nossos municípios e de Minas Gerais como um todo”, pontuou Otília Maria Melajo.

Ao longo dos três dias de conferência, foi registrada a participação de cerca de 650 delegadas e delegados que contribuíram para a discussão das mais de 500 propostas que objetivam o aperfeiçoamento do sistema.

A 1ª Conferência Estadual de Vigilância Sanitária foi a última etapa para a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, a ser realizada no mês de novembro, em Brasília.

Fernanda Rosa (fotos: Marcus Ferreira)

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *