Manhuaçu: vereador repudia atuação de Secretário e questiona: “quem é o prefeito?”

gilson-vereador“Tudo é barrado na Secretaria Municipal de Administração. Quando vamos buscar solução para algum problema, seja na Saúde, Educação, ou na Secretaria de Obras, o que se ouve é sempre a mesma coisa, geralmente, os diretores ou secretários dizem que tudo agarra lá, na Sec. Administração. Então, se agarra lá, tem que começar a desagarrar. O Prefeito tem que observar isto porque as atitudes da Sec. de Administração estão atingindo diretamente o mandato dele”, questionou Vereador Gilson César da Costa (Gilsinho) em um desabafo no plenário, durante sessão legislativa ordinária desta quinta-feira, 26/06, em Manhuaçu.

Gilsinho solicitou requerimento à presidência convocando o Secretário João Batista Hott ao Plenário. “Precisamos apurar isto, para saber se estas questões têm chegado ao Prefeito, pois, se estiver, ele tem que se corrigir, e, se não estiver, então o Secretário João Batista tem que tomar uma posição, caso contrário, o Prefeito tem que tomar uma posição em relação a ele. O que não pode é continuar como está. […] Afinal, quem é o Prefeito? O Secretário João Batista Hott ou o Nailton?”, continuou.

O Vereador relatou ainda que “foi objeto de requerimento, indicação minha, a colocação em prática de uma Lei anteriormente aprovada nesta Casa para a regulamentação das filas de espera, tanto para cirurgias quanto para marcações de consultas, para que o próprio cidadão acompanhe a situação dele na fila. É uma medida que gera credibilidade ao serviço, pois possibilita o acompanhamento direto do cidadão, evitando erros diversos. […] Tenho uma Indicação solicitando reforma da UPA, e, o próprio SUS (parte alta de R. Mellin Abi-Ackel) será objeto de outra Indicação que apresentarei na próxima reunião, reivindicando reforma. São coisas simples, mas que não estão sendo feitas”.

Outros setores da Administração também apresentam problemas, revela Gilson. “Na Secretaria de Obras, não têm funcionários. Estão começando a aparecer obras no município, mas não tem trabalhadores para executá-las. Então, o que adianta ter o material para reformar a casa, mas não ter o pedreiro?. […] Se o concurso ainda está travado, que a Prefeitura mande o Projeto de Lei para esta Casa. Tenho certeza que será aprovado pelos colegas vereadores, pois, sabemos que a Secretaria de Obras não tem como funcionar sem funcionários. O município não pode ficar do jeito que está: parado. Um arrozinho com feijão não está sendo feito”, frisou.

Sobre a centralização do setor de compras da Saúde junto à Administração Municipal e a denúncia feita pelo Conselho M. de Saúde, Gilsinho comentou que “os funcionários do setor dizem que o sistema de informática não comporta o volume de dados quando se vai fechar a folha de pagamento. Então, se não comporta, como você vai colocar tudo no mesmo local? É o mesmo que ter uma caixa d’água de 500 litros e querer colocar 1.000 litros dentro dela. Assim, esta centralização está sendo prejudicial. Há uma lamentação do SUS inteiro por este setor ‘descer’ para a Prefeitura e as licitações estarem sendo feitas juntas. Na realidade, eles não estão dando conta. Você pede algo e isto demora noventa dias para começar a andar. O tempo está passando, o mandato acabando e a população está ficando no prejuízo. O Prefeito precisa se posicionar e fazer o secretariado começar a tomar atitude, porque a comunidade não pode pagar por isto”.

Autismo

Na reunião, Gilson apresentou Requerimentos solicitando informações sobre o atendimento às crianças com autismo, no município, e, caso haja, que os mesmos sejam ampliados e melhorados. “Nota-se o número de pessoas autistas aumentando em Manhuaçu. Uma mãe me alertou para esta situação, porque a criança tem até os sete anos para começar a impulsionar as atividades dela e ela se recuperar de grande parte da doença. Não podemos esperar passar esta fase para então começarmos o tratamento, porque senão os resultados não serão significativos. Fiz também Indicação solicitando estudo do Executivo Municipal visando aumento do repasse à APAE, porque sabemos que é a APAE que cuidará destes casos. É o filho do outro que está com o problema, mas é como se fosse o filho da gente, porque qualquer um pode estar nesta situação, ninguém escolhe isto pra si. É uma forma de garantir que estas crianças tenham uma vida melhor no futuro”, adiantou o vereador.

ESF em Vilanova

Gilson contestou o posicionamento contrário do Presidente do Conselho M. de Saúde quanto à abertura de novas unidades do ESF no município. “Vilanova hoje tem mais de seis mil habitantes e conta com apenas uma unidade do ESF. Então se sobrecarregam médicos, enfermeiros e equipe. Defendo sim a criação de mais um ESF em Vilanova, porque desta forma, ele voltará a funcionar como era antes, pois, as próprias agentes tinham mais prazo porque era menor a população e elas conseguiam marcar consultas nas das casas, evitando filas na porta do ESF. Sabemos que a Lei nos garante este direito e lutamos por isto”, concluiu.

Câmara apoia passeio ciclístico e corrida de São Lourenço

Além de amplo debate sobre a situação da Saúde, os vereadores apreciaram e votaram extensa pauta, no decorrer da sessão legislativa. O expediente foi conduzido pelo Presidente Maurício de Oliveira Júnior, com a participação ativa dos membros da Casa Legislativa. Também nesta reunião, a Câmara aprovou Projetos de Lei, de autoria do Executivo Municipal, autorizando o repasse de recursos financeiros para a realização de dois eventos tradicionais em Manhuaçu: o Passeio Ciclístico “Em favor da Vida” e a 5ª Corrida de São Lourenço.

Foram treze Projetos de Lei em pauta (destes, cinco foram aprovados, cinco tiveram ciência dada ao plenário e a três foram submetidos a pedidos de Vistas para melhor análise do Legislativo), dois Requerimentos, dez Moções e 21 novas Indicações dos vereadores solicitando melhorias diversas para o município.

Entre os Projetos de Lei aprovados, estão o que autoriza a abertura de crédito especial ao Orçamento Geral do Município, em favor da Secretaria M. de Administração, no valor de R$ 60 mil (nº 043/2014 – Executivo Municipal) e o Projeto de Lei nº 044/2014 que autoriza o Município a estabelecer parceria com proprietários de imóveis rurais para a realização de obras de melhoria de estrada vicinal – este, recebeu emendas-. De autoria dos Vereadores Francisco Coelho de Oliveira e Juarez Cleres Elói, foi aprovado o Projeto de Lei que dá denominação de “Feira Livre Áureo Gabriel Gomes”à feira que funciona junto ao Estádio Municipal Juscelino Kubistchek. Absteve-se de votar o Vereador Rogério Filgueiras Gomes (Rogerinho).

Na palavra franca, Vereador Juninho Linhares se pronunciou sobre a recente Sanção da Presidente Dilma Rousseff da Lei que concede porte de arma aos integrantes do quadro efetivo de agentes e guardas prisionais, mesmo fora de serviço. Linhares mencionou que a medida é positiva para a segurança pessoal destes profissionais. Inspetor Linhares também comentou sobre o Concurso Público para Investigador da Polícia Civil, que está com inscrições abertas e oferecerá mil vagas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Manhuaçu – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *