PM leva Projeto Celular Seguro a mais escolas

pm-musica pm-musica2 pm-musica3 pm-musica4Apresentações da Banda de Música do 11º Batalhão na manhã da quarta-feira, 14/06, para divulgação do Projeto Celular Seguro aos alunos da Escola Estadual, Maria de Lucca Pinto Coelho, Centro Educacional de Manhuaçu e Escola Municipal São Vicente de Paulo.

Campanha

A campanha de prevenção a furtos e roubos de celulares denominada CELULAR SEGURO tem o público alvo, neste início, o estudante, adolescentes e jovens que de acordo com as estatísticas são mais abordados por criminosos.

O foco no aparelho celular, também tem o seu motivo. Segundo dados estatísticos, para se ter uma ideia, de janeiro a abril de 2016 foram um total de 202 ocorrências com subtração do celular. Já no mesmo período deste ano foram 298 registros. Podemos perceber um aumento de 47% na cidade de Manhuaçu.

Isto se dá, via de regra, porque este é objeto facilmente utilizado pelos criminosos como moeda de troca por drogas. O problema é que cidadão se preocupa em não transportar grandes quantias em dinheiro consigo, porém não se atenta que o seu celular vale muito, no mínimo 300 reais em média, alguns muito mais. E mesmo diante disso, fica muitas das vezes alheio a esta possibilidade, de se tornar vítima de furto ou roubo de celular.

Por isso, nos prevenirmos contra este tipo de crime é muito importante, e é uma preocupação da Polícia Militar repassar dicas de autoproteção ao cidadão, tais como:

– Evite deixar seu celular à mostra (guardá-lo no bolso de trás não é recomendado, isso chama a atenção do assaltante);

– Se notar que está sendo seguido, atravesse a rua, ou procure algum local movimentado e acione a Polícia Militar através do 190;

– Em caso de assalto não reaja, mantenha a calma e guarde os traços físicos do infrator e acione a PM imediatamente;

– Evite passar em ruas mal iluminadas e pouco movimentadas, mas se for o caso, procure ir acompanhado (a);

– IMPORTANTE: saiba o IMEI do seu aparelho, digite *#06# que o número de série aparecerá no visor. De posse desse número a PMMG poderá, no ato de apreensões ou abordagens a pessoas suspeitas, identificar a origem do aparelho, e constatando-se irregularidades, fazer a apreensão do celular e prender o infrator por receptação;

Diante desta dica a respeito do IMEI, lançaremos o projeto Celular Seguro. É simples e muito fácil cadastrar o IMEI do celular no banco de dados do site desenvolvido pela PMMG (www.policiamilitar.mg.gov.br/celularseguro) e desta maneira proteger seu aparelho, aumentando as chances de recuperação do seu celular, caso ele seja furtado ou roubado.

É importante que o cidadão cadastre o IMEI do seu aparelho no site, e caso ele seja roubado ou furtado, que informe ao policial militar durante o registro da ocorrência o número do IMEI, e ainda inclua esta informação no site. Desta forma, durante abordagem a indivíduo suspeito, o policial, além da consulta ao prontuário do abordado, verificará o número do IMEI do celular, que será consultado pelo COPOM da Unidade.

O sistema Celular Seguro representa uma ferramenta tecnológica inovadora, desenvolvida para oferecer ao cidadão mais um meio de prevenção contra furtos e roubos de celulares.

Estas são as informações essenciais que buscaremos transmitir nas palestras, redes sociais, e todo meio de comunicação disponível para que possamos diminuir a incidência desses delitos.

Os integrantes da Banda de Música farão as palestras.

Contamos com todos para que possamos divulgar com qualidade este projeto! Inclusive em casa, com os familiares.

Juntos somos muito mais fortes!

Informações PM

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *