SMS reúne profissionais da saúde na Câmara de Vereadores

DSC04194DSC04191DSC04199DSC04200A Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu reuniu na tarde da quarta-feira, 11/01, coordenadores das Equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e médicos que atuam nas unidades básicas. O encontro aconteceu no anfiteatro da Câmara de Vereadores. A Prefeita Cici Magalhães participou da abertura do evento.

Em conversa com a reportagem, a secretária municipal de Saúde, Dra. Karina Gama dos Santos, informou que o objetivo da reunião foi apresentar aos profissionais decisões que vem sendo tomada pela atual gestão da saúde de Manhuaçu. A secretária falou sobre o início da administração junto a Secretaria e dos desafios que tem pela frente, conclamando a todos para que participem deste processo. “Podem acontecer mudanças consideradas pontuais e talvez até gerem insatisfações, mas nada será feito sem que as pessoas sejam ouvidas e tenham a oportunidade de expor seus posicionamentos e justificativas. O objetivo é formar uma equipe que junto trabalhe para a melhoria da saúde pública”, disse a secretária que acrescentou ainda que um atendimento de qualidade à população é a principal meta da atual administração, informando que haverá uma presença maior dos médicos nas unidades de saúde.

Após a explanação da secretária municipal de Saúde, os presentes tiveram a oportunidade de fazer perguntas sobre os temas apresentados na reunião num clima de questionamentos, mas também de boas sugestões.

Febre amarela

Como o principal assunto do momento são os casos de febre amarela silvestre em cidades próximas a Manhuaçu, com destaque para Caratinga e Ipanema, a coordenadora da Vigilância Ambiental, Emilce Estanilau participou da reunião e trouxe a confirmação de que não há nenhum caso suspeito no município, mas que todas as equipes de agentes de endemias estão atuando incansavelmente para bloquear a entrada da doença, uma vez que estamos no limítrofe de Caratinga. Vários profissionais vão atuar nos próximos dias na área do Distrito de Dom Corrêa com esta finalidade.

Emilce lembrou que a doença é silvestre, sendo assim os casos se concentram mais nas áreas rurais, mas os cuidados com a eliminação dos focos de Aedes Aegypti devem continuar, pois ele também é o vetor da febre amarela nas áreas urbanas, caso sejam contaminados. A coordenadora da Vigilância Ambiental pediu ainda que casos de surgimento de macacos mortos, o setor deve ser comunicado imediatamente pelo (33) 3332-3534 para que uma equipe vá até o local e tome as medidas necessárias.

Quanto a vacinas, Manhuaçu segue o fluxo normal de vacinação como determina o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), tendo em vista que o município não tem caso suspeito.

Luiz Nascimento

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *