Manhuaçu: Equipes do NASF são treinadas para combate ao Aedes

nasf-esf-capacitacao1 nasf-esf-capacitacao2O Governo de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Saúde, no objetivo de se preparar para o enfrentamento da epidemia do Aedes Aegypt que se abate sobre o município, realizou na noite desta quarta-feira, 03, um treinamento com profissionais das equipes NASF – Núcleo de Apoio à Saúde Familiar, coordenadores, médicos e enfermeiros. O objetivo foi o de alinhar protocolos de atendimento a pacientes suspeitos de Dengue, Chikungunya ou Zica.

“Hoje estamos capacitando nossa equipe da Atenção Primária, juntamente com os coordenadores de UPAs e os médicos” – especifica Adriana Verly, coordenadora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde. “A ideia é preparar a equipe para esses próximos dias, para cuidarmos e orientarmos melhor a população. O estado de emergência já foi decretado e a tendência é que a situação piore, então precisamos estar prontos para isso” – conclui a coordenadora.

As capacitações têm sido constantes. No fim do ano passado, agentes comunitários foram preparados para lidar também com a situação do Aedes. Os profissionais das ESFs também foram capacitados. “Hoje não chega a ser uma capacitação, o que estamos fazendo é estabelecer um fluxo de atendimento de pacientes e encaminhamento de exames de pacientes suspeitos” – esclarece a coordenadora de Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau. “A ideia é realmente afinar essa fala entre todos. Para isso estamos contando com a parceria do Dr. Thiago Heringer, infectologista que é nossa referência nesse assunto. Então estamos tirando dúvidas, dando todo suporte para que a gente caminhe bem nessa assistência ao paciente” – elucida Estanislau.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *