Vida e Saúde: Retomada de exercícios físicos exige cuidados

home-atividade-fisica-oncologiaPassadas as férias de janeiro, muita gente calça de novo o tênis e volta para o treino. Para quem prometeu começar o ano mais cuidadoso com a saúde, essa também é uma temporada de retorno à atividade física.

Pausas maiores ou menores influem de forma diferente, mas sempre interferem. É preciso, então, saber voltar. Segundo Marconi Gomes, médico do esporte e cardiologista, o professor de educação física é o profissional recomendado para a reintrodução dos exercícios físicos na rotina da pessoa, mas quando as interrupções são muito prolongadas, uma avaliação médica pode ser necessária, sobretudo para quem tem algum fator de risco como obesidade, diabetes, hipertensão, tabagismo e história familiar positiva para doenças coronárias.

Segundo Felipe Mucida, professor de educação física e coordenador fitness da Bodytech Belvedere, para voltar com segurança é essencial procurar um profissional qualificado, avaliar o estado de treinamento depois do tempo parado, analisar as perdas e traçar as estratégias para retornar ao estado anterior de treinamento, retornar gradativamente, dosar a intensidade e o volume do treino, não ultrapassar os limites.

Os principais erros cometidos são retornar ao treinamento sem levar em consideração o tempo parado. Ficar uma semana sem treinar, por exemplo, promove perdas diferentes se a pessoa treina há um ano ou há três meses, exigindo ajustes distintos nos planejamentos de treino.

Além disso, é necessário orientar um retorno progressivo, controlando o volume e a intensidade, para que não haja excessos e se evitem lesões. Segundo o ortopedista Lucas Boechat, períodos de repouso do esporte podem fazer parte e até ser necessários no processo normal de treinamento, para que o corpo possa se recuperar das microlesões causadas pela própria atividade. Inclusive, essas fases de relaxamento podem muito bem ser incluídas no planejamento temporal do esportista.

Informações Estado de Minas

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *