Manhuaçu: Agentes de combate a dengue são capacitados

capacitacao-dengueA secretaria de Saúde de Manhuaçu, por meio da Vigilância Ambiental, forneceu aos agentes comunitários de saúde, na tarde da última sexta-feira, 09/10, uma capacitação envolvendo combate, prevenção e tratamento da dengue. As 17 equipes de ESFs – Estratégia Saúde da Família, foram treinadas ao longo do dia. Esteve à frente do trabalho a coordenadora da Vigilância, Emilce Estanislau.

“Os agentes são nossos parceiros diretos no combate à dengue. Porque eles, nas visitas diárias aos moradores, têm a importância de abordar a questão da prevenção da doença com o combate ao mosquito, e no caso da doença se instalar, encaminhar para o tratamento adequado” – comenta Estanislau. O treinamento integra os esforços do Governo municipal em evitar um quadro epidêmico de dengue no município, haja vista que os últimos levantamentos apontam para uma situação preocupante em Manhuaçu.

Emilce Estanislau ainda reforça a importância do envolvimento de toda população para o êxito nesses esforços. “Hoje nós temos cerca de 250 agentes comunitários e 50 agentes de endemias, ao todo cerca de 300 pessoas dentro de um município de 85 mil habitantes, com uma população flutuante de cerca de 500 mil” – comenta a coordenadora da Vigilância Ambiental. “Essa equipe sozinha não vai resolver o problema se cada cidadão não se sentir responsável pelo ambiente onde vive. Dengue se combate todo dia, e nós não vamos ter um agente público todos os dias nas casas das pessoas. Todos nós podemos tirar uns minutinhos do dia para dar uma conferida na casa, é simples e fundamental” – apela Emilce.

Com atitudes simples você pode evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue em sua casa. Verifique os locais onde pode haver acúmulo de água parada, como vasos de plantas, pneus, garrafas etc. Mantenha caixas d’água, piscinas e ralos sempre vedados com tela ou lona protetora. Mantenha calhas sempre limpas. Verifique frequentemente vasos sanitários pouco utilizados ou inutilizados. Bandejas de geladeira e aparelhos de ar-condicionado também devem ser verificadas com frequência. Tire alguns minutos do seu dia e faça sua parte!

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *